Ter, 10/08/2010 - 11:10
As corridas de toiros começam a ser cada vez mais frequentes no distrito de Bragança. Este Verão estão marcadas duas grandes toiradas com um cartaz de topo, nomeadamente em Vinhais e Urrós (Mogadouro).
Em Vinhais, é o segundo ano que a Câmara Municipal promove esta iniciativa. A Grande Corrida de Toiros de Vinhais vai decorrer no dia 14 de Agosto, às 17h30, com a presença dos cavaleiros Ana Batista, Filipe Gonçalves e Mateus Prieto, com os forcados amadores do Aposento da Chamusca e das Caldas da rainha. Os toiros são da ganadaria ‘Santiago’.
No mesmo dia e à mesma hora, em Urrós, uma freguesia do concelho de Mogadouro, terá lugar a ‘Monumental Corrida de Toiros Mista, com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Marcos Tenório, J.L. Rodriguez e Salvador Ruano, bem como o grupo de forcados amadores Académicos de Elvas. Na arena vão estar cinco toiros da ganadaria Luís Rocha.
Anteontem, foi a aldeia de Morais, em Macedo de Cavaleiros, que promoveu a segunda ‘Grande Corrida de Touros, realizada no âmbitos das festividades de Nossa Senhora da Oliveira, com a praça instalada no Campo de Santo André.
Os seis toiros da ganadaria espanhola Arcádio Albaran foram lidados pelos cavaleiros João Salgueiro, Marco José, Marcelo Mendes e Alda Maria, a pega de caras esteve a cargo dos forcados amadores do Montijo, liderados pelo cabo Márcio Chapa, e os forcados de Arroches, liderados pelo cabo Ricardo Nunes.
Apesar de na região as toiradas não serem tradição, a verdade é que estão a aumentar o número de corridas.