Seg, 29/12/2014 - 10:04
Foi inaugurado oficialmente o Lar Residencial da CERCIMAC, na passada sexta-feira. O equipamento, onde funcionará também um Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), vai permitir fazer o acompanhamento a cerca de 80 pessoas portadoras de deficiência. A valência tem 24 vagas em regime de permanência, tendo o secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, assinado acordos para 22 dos lugares.
O lar, que deverá abrir durante esta semana, estava concluído há um ano, e aguardava a celebração destes protocolos para começar a receber os utentes. O secretário de Estado considera que este “é um momento muito importante para a CERCIMAC. Havia que garantir o acordo de cooperação que permite dar sustentabilidade económica e financeira, e foi isso que nós conseguimos fazer. Apesar de vivermos momentos muito complexos na nossa vida colectiva, temos vindo a ter uma aposta muito forte no apoio às instituições sociais, sobretudo na área da deficiência”, afirmou Agostinho Branquinho na inauguração da infraestrutura.
As instalações tiveram um custo de 1 milhão e 300 mil euros, e foram financiados em parte pelo POPH. A CERCIMAC teve, no entanto, de contrair um empréstimo de 170 mil euros, cujo pagamento estaria em risco sem esses acordos. “A nível de Lar Residencial foi uma prenda de Natal muito boa porque conseguimos 22 acordos. Nós temos uma lista que excede muito os 22 lugares”, afirma a presidente da cooperativa, Luísa Garcia.