Edição de 18-09-2014

Arquivo: Edição de 05-07-2005

Secção: Nordeste Rural

O Fito, o Cepo, a Raiola e a Relha fizeram parte do IV Torneio que decorreu na freguesia

foto
Jogos Tradicionais é em Vilares da Vilariça

Na tarde anteontem, debaixo de um sol abrasador, os concorrentes aos jogos tradicionais de Vilares da Vilariça, concelho de Alfândega da Fé, já se faziam ao campo de futebol onde a disputa ia acontecer.

Muitos participantes e alguns entusiastas destes jogos milenares esperavam, impacientes, o início dos jogos, apagando a sede com tanto calor que se fazia sentir.
Pelo quarto ano consecutivo, Vilares da Vilariça transformou-se na capital dos Jogos Tradicionais de Trás-os-Montes e Alto Douro, recebendo 281 participantes, que disputaram o primeiro lugar em jogos como o Fito, a Raiola, o Cepo e A Relha.
Esta iniciativa, organizada por uma comissão constituída para o efeito, pretende revitalizar algumas das tradições do Nordeste Transmontano, sendo também uma das formas encontradas para dinamizar esta freguesia. Durante uma tarde, a organização proporcionou um salutar convívio entre habitantes e todos quantos, de propósito, se deslocam a esta aldeia para participarem e assistirem aos jogos tradicionais.

Os vencedores

Este ano, os resultados foram os seguintes: Fito: Marcelo e Francisco (Bragança); Cepo: José Luís (S. Salvador – Mirandela); Raiola: Armando Lopes e João Simões (Alfândega da Fé); Relha: Henrique (Caravela), que é o actual Campeão Distrital.
Tal como habitual, há prémios que fazem crescer água na boca, pois são feitos com borregos, cabritos, leitões, perus, faisões, pombos, galos e codornizes, entre outras atracções.
Segundo Luís Mónico, um dos membros da comissão organizadora, a adesão aos jogos correspondeu às expectativas. No caso do jantar, o número de participantes duplicou. Foram 680 as pessoas que consumiram 350 litros de rancho e 90 de feijoada, regados com bom vinho e alguma cerveja.
A festa contou com a presença do delegado distrital do INATEL, Luís Ferreira, e de todo o executivo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé. Estas foram algumas das entidades que apoiaram o evento, a par da RBA e do Jornal NORDESTE.

Por: Orlando Bragança

Assine o Jornal
Pub
Jooble | Emprego no Brasil