Arte espelhada em tapeçarias

PUB.

Qua, 23/05/2012 - 09:34


A pintora Graça Morais é a anfitriã da exposição de Tapeçaria de Portalegre que está patente ao público, no Centro de Arte Contemporânea, em Bragança, até Setembro.

“Nós na Arte” é o tema da exposição, que abriu na passada sexta-feira, e que envolve vários museus transmontanos e durienses. A iniciativa parte do Museu da Presidência da República, que quer promover a arte em todo o País.
O director do Museu da Presidência, Diogo Gaspar, sublinha que esta é uma forma de descentralizar a arte. “O grande objectivo desta exposição é a salvaguarda e valorização do ponto de Portalegre e com ela a descentralização da política cultural na salvaguarda do património cultural português. No caso da artista Graça Morais e do artista Nadir Afonso foram escolhidos justamente porque nasceram na região de Trás-os-Montes”, enaltece Diogo Gaspar.
As pinturas de Graça Morais ganham assim uma nova vida na tapeçaria. Para a directora da Manufactura Tapeçarias de Portalegre, Vera Fino, o maior desafio é conseguir que os artistas se identifiquem com o resultado espelhado nas tapeçarias.
A par da exposição no Centro de Arte Contemporânea, em Bragança também está patente uma exposição de tapeçaria dedicada à Arte Contemporânea, no Museu Abade Baçal.