Azeites transmontanos são dos melhores do mundo

PUB.

Sex, 29/04/2016 - 11:30


Os azeites transmontanos são cada vez mais reconhecidos, não só a nível nacional, mas também mundial. A provar isso mesmo estão os prémios recebidos este mês por alguns azeites de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O prestigiado concurso New York International Olive Oil Competition, que decorreu em nova Iorque, nos Estados Unidos da América, distinguiu com medalha de ouro os azeites: Casa de Santo Amaro (Mirandela),Magna Olea (Mirandela), 9º Sentido, (Vila Flor), Olmais (Vila Flor) e Carm (Foz Côa) e Esplêndido Douro,que se distinguiram entre 827 amostras de azeites.

Para o azeite  biológico Olmais esta é a terceira distinção em três meses, já que, este ano tinha já recebido a medalha de Prata no mais importante concurso internacional de azeites biológicos, o Prémio BIOL, que decorreu em Itália e outra no concurso de Londres, London IOOC. Neste último concurso, também o azeite da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços foi distinguido com a medalha de prata. Já em Fevereiro, o azeite desta cooperativa integrou a lista dos 20 azeites com melhor relação qualidade/preço, entrando num guia italiano considerado “a bíblia dos azeites”, composto por 690 marcas, de 46 países.

Já no passado sábado, o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, elegeu 10 azeites portugueses como os melhores do mundo e 6 são transmontanos: três azeites da Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, um da Quinta do Crasto, outro da Trás-os-Montes Prime e ainda outro da Erta, Sociedade Agrícola.

Jornalista: 
Sara Geraldes