Cebolo de Alfaião ainda não chega para as encomendas

PUB.

Qua, 25/05/2016 - 09:11


Produto vendido na feira desta freguesia do concelho de Bragança esgotou bem cedo.

Ainda não chega para as encomendas, a produção de cebolo da freguesia de Alfaião, no concelho de Bragança. Este ano, foram produzidos cerca de 2 mil molhos de cebolo, ou seja mais do dobro do ano passado, cada um composto por cem pés desta planta. Ainda assim não foram suficientes pois, logo às 6 da manhã do passado Domingo já havia compradores para o produto que deu nome à segunda edição da feira de produtos da terra de Alfaião. O mau tempo que se fez sentir no início do mês, fez também com que a procura do cebolo se acentuasse agora. “Este ano foi atípico, dado às condições climatéricas, que fizeram com que a procura se concentrasse nesta semana. Houve muita gente que veio durante a semana à aldeia, à procura de Cebolo”, constatou o presidente da Junta de Freguesia de Alfaião, António Baptista.

O autarca acredita que “há potencial para aumentar a produção”, até porque “os produtores vêm garantias de escoamento do produto e têm aumentado a produção”. O cebolo gera um volume de negócio de cerca de 10 mil euros, aos seis produtores desta aldeia.

O presidente do Município de Bragança salientou a importância deste tipo de iniciativas, sendo “uma aposta do município, como forma de dinamizar o meio rural”.

O cebolo é tão procurado, que houve quem já estivesse à espera dele às 6 da manhã. Domicilia Pereira produz cebolo há mais de 25 anos e afirma que “é muito procurado porque é de qualidade”, acrescentando que este ano poderia ter o triplo da produção, se não fosse o facto de alguns campos se terem inundado, o que fez com parte da produção apodrecesse.

 

 

 

Jornalista: 
Sara Geraldes