Feira da Agricultura de Trás-os-Montes quer tornar-se cada vez mais numa referência no sector

PUB.

Sex, 27/05/2016 - 15:03


Ao longo de três dias, terão passado pelo certame mais de 5 mil pessoas. No Domingo mais de 320 agricultores foram à feira de tractor.

O Município de Macedo de Cavaleiros organizou, pela primeira vez, a Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, no passado fim-de-semana. A iniciativa é nova mas resulta da tradição com mais de uma década no concelho, de comemoração do Dia do Agricultor, que evoluiu para Mostra Agrícola e agora assume-se como feira do sector agrícola da região transmontana.

O vice-presidente do Município de Macedo de Cavaleiros considera que esta feira faz todo o sentido, em pleno nordeste transmontano. “Havia uma lacuna nesta área, já que a norte do Rio Douro, não existia nenhum evento dedicado a esta actividade que, no fundo, é responsável pela resistência da população no interior de Portugal”, frisou Carlos Barroso.

O representante do município acrescentou ainda que “estando Macedo de Cavaleiros localizado estrategicamente”, uma vez que é um ponto de passagem para muitos transmontanos, a autarquia entendeu que estavam reunidas as condições para organizar esta feira. “Parece-me que é uma questão de justiça, existir na nossa região um evento dedicado a uma actividade que sustenta ainda grande parte da população”, sublinhou o vice-presidente.

Agora o objectivo é torná-la cada vez mais numa referência, atraindo um número cada vez mais maior, não só de visitantes mas também de agricultores e empresas relacionadas com a actividade agrícola. “ Para o ano esperamos fazer melhor e dar ainda mais dinamismo à feira, atrair cada vez mais visitantes e expositores. O objectivo é criar um ponto de encontro entre os vários agentes do meio rural”, acrescentou Carlos Barroso.

Esta feira tem ainda como objectivo homenagear as freguesias do concelho, que também expuseram os seus produtos regionais. No total, o certame contou com a presença de 120 expositores, mais de 5 mil visitantes e mais de 320 agricultores que conduziram o seu próprio tractor, no domingo, tendo a maioria participado no almoço-convívio. A gincana de tractores, durante a tarde, foi um dos pontos altos do cartaz, com dezenas de pessoas a assistir às perícias dos tractoristas.

Durante os três dias dedicados à agricultura, houve ainda provas cegas de mel, provas de produtos regionais, demonstrações de maquinaria, chegas de bois, demonstrações equestres e concursos de gado ovino e bovino.

 

Jornalista: 
Sara Geraldes