FPF e Cruz Vermelha garantem testes rápidos nas provas da federação

PUB.

Ter, 10/11/2020 - 15:34


A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Cruz Vermelha Portuguesa assinaram um protocolo para capacitar os clubes do Campeonato de Portugal, da Liga BPI, Liga Placard e Campeonato Nacional Feminino de Futsal para a realização de testes rápidos de detecção de antigénio para o SARS-CoV-2.

O acordo permite capacitar o departamento médico dos cerca de 150 clubes das competições mencionadas na aplicação das técnicas de testagem através da identificação de antigénios – recentemente aprovados para a resposta à COVID-19.

“Através deste protocolo, os clubes poderão eles próprios fazer a testagem através dos testes antigénio que estarão disponíveis a partir do dia 9. Reforço o agradecimento à Cruz Vermelha que assim ajuda a FPF a cumprir uma das suas missões que é a promoção da prática desportiva em condições de segurança e de salvaguarda da saúde pública”, disse Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, em entrevista ao site da FPF.

Quanto a Francisco George, presidente Nacional da Cruz Vermelha, destacou a parceria com FPF. “A Federação Portuguesa de Futebol e a Cruz Vermelha Portuguesa estão unidas num acordo firmado que visa assegurar através da formação uma maior segurança no que respeita a actividade dos jogadores e das equipas que participam em provas da federação”.

E a importância dos testes antigénio foi ainda sublinhada por José Couceiro, vice-presidente da FPF e Director Técnico Nacional, também em declarações à FPF. “Este é um acordo importante para criarmos condições de maior segurança para quase 150 equipas. Os testes rápidos, com tempo de espera pelos resultados muito curto, são fundamentais para continuarmos a nossa actividade”.

A formação será desenvolvida pela Cruz Vermelha Portuguesa com um módulo inicial de ensino à distância e, posteriormente, com uma formação presencial.