Instituto Politécnico de Bragança: 30 anos a produzir conhecimento

PUB.

Seg, 11/02/2013 - 09:21


O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) completou 30 anos de existência a 28 de Janeiro de 2013, celebrando a tomada de posse da primeira Comissão Instaladora, em 1983.

Ao longo de três décadas muito se construiu nesta instituição, fruto da contribuição de várias gerações de estudantes, funcionários e docentes e de entidades e personalidades externas, em prol de um objectivo comum de desenvolvimento regional e nacional. Em 30 anos de História, o IPB produziu mais de dezoito mil diplomados e construiu o mais qualificado corpo docente do ensino superior politécnico, tornando-se num agente fundamental de desenvolvimento da região e do país e de descentralização e democratização do acesso ao ensino superior.
Constituem objectivos actuais do Instituto Politécnico de Bragança a sua contribuição para o aumento da frequência do ensino superior, a aposta na aprendizagem ao longo da vida, a melhoria da qualidade e da relevância das suas formações, o fomento da mobilidade dos seus estudantes e diplomados e a internacionalização das suas formações, assim como a cooperação com os países da lusofonia.
O IPB consolidou a sua dimensão em cerca de 7000 estudantes e concretizou a adequação ao Processo de Bolonha através da oferta de cerca de uma centena de formações de cursos de especialização tecnológica, licenciaturas e mestrados.
A aposta na qualificação do seu corpo docente possibilitou a criação de condições para o desenvolvimento da investigação aplicada, a cooperação com outras instituições do sistema científico e tecnológico e com as empresas. Atualmente, mais de metade do corpo docente do IPB é doutorado, prevendo-se que, até final de 2015, o IPB atinja o objetivo final de 70% de doutores, tendo em atenção os programas de formação avançada em curso. O IPB é parte integrante do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia, através da existência de unidades de I&D do IPB (Centro de Investigação de Montanha, CIMO), de pólos de laboratórios associados e unidades de investigação no IPB (Laboratório de Processos de Separação e Reacção, LSRE, e Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, CIDESD) e da integração de vários dos seus docentes como membros integrados em unidades de I&D de outras instituições de ensino superior.

Impacto e excelência na produção científica
Em várias áreas, o IPB demonstra capacidade de captação de financiamento e apresenta indicadores de impacto e excelência da sua produção científica e investigação aplicada.
No último concurso nacional para financiamento de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, o IPB consegui um financiamento de 1,1 milhões de Euros em domínios relevantes para a economia regional e nacional. De acordo com o ranking de 2012, elaborado pelo SCImago Research Group, o IPB é o instituto politécnico com a maior percentagem de publicações em revistas de prestígio e a instituição de ensino superior portuguesa com o maior impacto normalizado e a melhor taxa de excelência.

Internacionalização académica
A recente criação do Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia-EcoPark, envolvendo a cooperação entre o IPB, a UTAD, as Câmaras Municipais de Bragança e Vila Real e a Rede PortusPark, será certamente mais um importante desafio para a Instituição e uma oportunidade de afirmação nos contextos regional, nacional e internacional.
A internacionalização do IPB constitui uma das suas actuais apostas estratégicas, conscientes que esta será um factor de diferenciação positiva entre instituições de ensino superior. A última década confirmou o IPB como uma das instituições que mais promoveu a mobilidade académica em Portugal: mais de 4000 estudantes em mobilidade e mais de 1000 professores e colaboradores visitantes transformaram a imagem desta instituição.
O IPB iniciou a sua internacionalização académica no âmbito do Projecto Europeu de Mobilidade de Estudantes e Professores há mais de 15 anos. Desde essa altura, o IPB estabeleceu acordos bilaterais de cooperação e mobilidade com mais de 150 instituições de 22 países europeus. Os resultados obtidos desde essa aposta inicial são francamente encorajadores e colocaram a instituição num patamar de destaque a nível nacional e internacional. Actualmente, o IPB integra o Top 100 das instituições de ensino superior com maior recepção de professores e o Top 500 das instituições com maior recepção e envio de estudantes em mobilidade Erasmus. Em 2011, o IPB obteve a aprovação do Certificado de Estágios Profissionais Erasmus para Consórcios. Denominado Move on Train, o Consórcio Erasmus do IPB conta com a participação do Núcleo Empresarial da Região de Bragança (NERBA) e de empresas representativas dos vários sectores da atividade económica do Distrito de Bragança e permitiu o alargamento da mobilidade internacional aos seus estudantes e diplomados em empresas da União Europeia, bem como a disponibilização de estágios na região para os estudantes e diplomados europeus.