João Pinheiro nomeado auditor da Autoridade Nacional da Protecção Civil

PUB.

Qua, 30/03/2016 - 13:08


João Augusto Cides Pinheiro, que desempenhava até agora as funções de Técnico Superior de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, no Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Bragança, foi nomeado auditor da Autoridade Nacional da Protecção Civil.

A nomeação aconteceu no final da semana passada, conforme o despacho nº 4113/2016 do Diário da Republica, através de uma proposta do presidente da ANPC, designada pelo Secretario de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes.

João Pinheiro foi convidado há cerca de um ano para a função de Bombeiro Especialista na área de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, na condição de voluntariado, pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Bragança. Uma função que garante que não está relacionada com as funções para as quais foi agora nomeado.
“O convite para a função de Auditor da ANPC, não teve a sua base essa função de bombeiro, mas sim a de ser responsável para o distrito de Bragança, na análise de projectos de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, bem como nas respectivas vistorias e inspecções, quer extraordinárias, quer regulares, função que já exerço desde o ano de 2004”, referiu o auditor ao Jornal Nordeste.

Entre outras funções relacionadas com a fiscalização, previstas para o novo cargo, João Pinheiro vai fiscalizar os corpos de bombeiros, realizar inquéritos e averiguações no âmbito dos acidentes e incidentes de protecção e socorro e instruir os processos de inquérito, disciplinares e de sindicância, determinados pelo presidente da ANPC.

 

Jornalista: 
Sara Geraldes