Rotunda do Sabor dedicada aos agricultores

PUB.

Qua, 27/04/2005 - 16:11


As comemorações do 25 de Abril, na cidade de Bragança, tiveram o seu ponto alto com a inauguração da Rotunda do Sabor, uma das principais entradas na capital de distrito.

Este espaço, que recebe os visitantes que entram na cidade pelo lado nascente, é dedicado a todos os agricultores do concelho que, ao longo de gerações, contribuíram para o desenvolvimento da economia bragançana.
Em homenagem à população rural foi criado um arco sobre um espelho de água, para fazer lembrar uma ponte, sobre a qual está colocada a escultura emblemática: três figuras, que representam habitantes da região, acompanhados por três burros carregados com “ sacas de brasas e carvão, feixes de urze, produtos da terra e outras mercadorias que o Mundo Rural fornecia para abastecer a cidade”.
“ Nós quisemos dignificar o trabalho daqueles que, através do seu trabalho, contribuíram para alimentar a população da cidade e para desenvolver a economia de Bragança, que era muito débil tanto a nível comercial como industrial”, recorda o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Jorge Nunes.
O monumento, da autoria do escultor Barata Feyo, custou 334 mil euros e, em parte, vai contribuir para dar as boas vindas aos turistas que visitam a região.

Obras na Avenida
Cidade de Zamora

O projecto para a requalificação da Avenida Cidade de Zamora, em Bragança, já está concluído.
A obra, que contempla a recuperação dos pavimentos, a integração paisagística e a substituição das redes de águas, saneamento, águas pluviais e iluminação pública, vai ser iniciada ainda durante este ano.
“A requalificação vai ser feita com materiais novos, onde vão predominar o granito e os arranjos paisagísticos, para além dos espaços verdes que ostentarão os brasões da cidade de Bragança e de Zamora e mosaicos alusivos à tapeçaria do Norte do País”, realça Jorge Nunes.
Segundo o edil, este projecto vai ser posto a concurso durante o mês de Junho e já está aprovado, com um calendário definido no Plano de Actividades para 2005.
Os trabalhos, que incluem, ainda, a instalação de novos equipamentos de sinalização e segurança, bem como mobiliário urbano em espaços públicos, estão orçados em 1,39 milhões de euros.