“Bispo”, o mister touro

PUB.

Qua, 06/09/2017 - 10:57


Olá familiazinha! O mês de Agosto já lá vai e terminou com algumas “zorbadas” de água provocadas pela trovoada que ocorreu na nossa região.
Fiquei muito admirado quando a tia Austelina, da horta da Vilariça, me contou que já anda a vindimar desde o dia 8 de Agosto e que nunca se lembra de vindimar tão cedo. Mesmo para estes lados as vindimas já estão aí à porta. Na semana passada alguns tios e tias muito conhecidos na família estiveram de aniversário: a tia Aldinha Vieira, que festejou dois quarteirões, mais duas dúzias (74), a tia Gina, de Milhão, fez 25 ao contrário (52), a tia Idalina Rosa duas machadinhas (77), o tio Manuel da “farmácia”, de Rebordelo, a quem só faltam 8 para os cem (92) e também, da mesma aldeia e no mesmo dia, ao tio Francisco Pinto faltam-lhe meia dúzia para o século (94) já a tia Infância, de Chacim (Macedo de Cavaleiros), falta-lhe um para os 90. O casal Mavilde e Augusto Reis, de Cela – Chaves, festejou as bodas de diamante da sua união. 60 anos de casamento, é obra! parabéns e que Deus permita que contem mais, juntinhos.
Decorreu em Bragança, de 25 a 27 de Agosto, o Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa, que reuniu cerca de 170 animais e 80 produtores, oriundos dos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais. Foi lá que eu encontrei o famoso “Bispo”, o touro de quem se fala, porque é campeão de chegas e também de beleza já que tem ganho muitos concursos. Agora vamos à entrevista com o Arlindo Rodrigues, de Lanção, o dono do “Bispo”.
 
 
O Sr. Arlindo Rodrigues tem produção?
Neste momento só tenho um touro e uma vaca. É só para divertimento, gosto das lutas e de conviver aqui com o pessoal. Já tive 16 ou 17 vacas. Agora não.
 
E não porquê? Já não dá aquilo que dava…
Tenho um emprego e o tempo não dá para tudo. Não consigo conciliar tudo.
 
Então como é que se chama o touro?
Bispo.
 
Quantos prémios já ganhou o Bispo em lutas ou em concursos?
Em lutas é o segundo ano consecutivo que é campeão. Em termos de prémios, desde os 3 anos de idade que só este ano e há 3 anos é que não ganhou o primeiro prémio, aqui em Bragança. Há 3 anos foi vendido para Montalegre e depois eu fui lá buscá-lo e este ano ganhou o segundo prémio.
 
É a primeira vez que ganhou o primeiro prémio a nível nacional?
A nível nacional é a segunda vez que ganha.
 
Estes animais valorizam muito mais ganhando…
Claro. 
 
Quanto pode custar um animal destes?
Neste momento se me derem seis mil euros, não o vendo… e no entanto, para a carne, se calhar vale mil e quatrocentos, se um dia tiver o azar de se aleijar ou até pela idade, porque já tem dez anos e começa a ficar pesado.
 
Um touro está no activo quantos anos?
Isso depende muito dos animais. Há aí um com catorze anos que ainda está no activo, ainda luta, mas acho que é o único. É o mais velho e a seguir deve ser o meu. A lutar é até aos nove, dez anos, a partir daí já é muito raro.
 
E como é que se conquista a amizade de um touro? Ou não se conquista e você está sempre com um pé atrás com ele?
De pé atrás tem de se estar sempre um bocadinho, porque, como dizia o meu avô, muda-lhes a ideia sete vezes por minuto. No entanto, este já vem de uma raça de touro manso, do senhor Licínio Fernandes, de Donai, teve sempre bons exemplares, andam aí vários e todos eles mansos. Houve um que hoje também ganhou o primeiro prémio, que é irmão deste, por parte do pai, também manso e fazem dele o que querem.
 
O Bispo tem quantos quilos?
Tem mil cento e oitenta quilos.
 
Então deve ser dos touros mais pesados?
Não. Há aí dois mais pesados, que passam dos mil e duzentos quilos. Um é irmão dele, com mil duzentos e vinte quilos e outro que é da Mofreita, com mil duzentos e trinta e cinco quilos
 
Como nos jogos de futebol, quando há lutas, já têm os seus seguidores e fãs que puxam por ele?
Já. Há várias pessoas que vão só para o irem ver. Este ano concorreu nos dois campeonatos, em Bragança e Vinhais e, no mesmo dia, houve lutas nos dois sítios e o pessoal esteve aqui a ver o meu e depois deixaram as outras lutas e foram de propósito a Vinhais para ver o “Bispo” a lutar outra vez.
 
Porque é que agora, antes das lutas, são obrigados a banhar-se?
Há uns anos atrás começaram a lavar os touros porque houve pessoas a dizer que lhe deitavam alguma coisa aos touros para afastarem os outros, tipo algum cheiro ou assim e então decidiram começar a lavar os touros antes das lutas. Por acaso tem corrido melhor, porque havia touros bons que chegavam lá e não davam a cabeça e quando isso acontece é porque alguma coisa se passa… as pessoas começaram a aperceber-se disso e daí o lavarem-se os touros.
 
Já teve algum dissabor ou susto com o Bispo?
Não, nunca. Passa na aldeia rente a pessoas de idade e crianças, tranquilo da vida sem nunca fazer um gesto que seja, povo abaixo, povo acima, sempre sem corda e nunca tive problema nenhum com ele.
 
Já alguma vez perdeu uma luta?
Já perdeu algumas vezes. Este ano perdeu no campeonato, em Vinhais, no apuramento para os quartos de final.