Cem anos sem óculos

PUB.

Ter, 22/11/2016 - 10:22


Olá familiazinha! Já é habitual nesta página que quando alguém comemora um século ou mais de vida, prestarmos-lhe a nossa homenagem. Assim sendo, trago-vos desta vez o centenário da Tia Isabel Cruz, do Barrocal do Douro (Miranda do Douro), mãe da nossa Tia Guidinha, dos primórdios da Família.
Também vos brindamos com os versos do nosso “Camões”, o Tio Carlos, do Soito e com os provérbios deste mês de Novembro.
Neste mês já se matricularam vinte e um amigos e a morte já nos roubou três, nomeadamente a Tia Lucinda, de Valpaço (Vinhais), o pai da Tia Maria, de Seixo de Ansiães (Carrazeda de Ansiães) e o Tio Ferreiro, de Babe (Bragança).

Simplesmente de seu nome Isabel Cruz, nasceu em Várgias, Sobradelo da Goma – Póvoa de Lanhoso, a 11 de Novembro de 1916, dia de S. Martinho.
Mãe de quatro filhos (um filho e três filhas), há 65 anos atrás, veio para o Barrocal do Douro – Miranda do Douro, para acompanhar o seu marido, funcionário da Hidráulica do Douro, colocado na barragem de Picote – Miranda do Douro.
Como a vida era difícil na altura, o seu esposo também se dedicava à confecção de casacos e a nossa centenária acompanhava-o, mas na confecção de calças. Foi calceira durante muitos anos, mesmo depois do falecimento do seu marido.
Santa Luzia esteve sempre na sua companhia, porque aos 100 anos de idade ainda se dedica à leitura e lê as legendas dos filmes e os rodapés das notícias na televisão, sem óculos (eu já não!). A mobilidade e a audição é que são o seu calcanhar de Aquiles.
Teve direito a duas festas: uma no dia do seu aniversário, no café da aldeia, com a presença de mais de cem pessoas e outra no sábado seguinte, com direito a missa, a que fez questão de presidir o Monsenhor Adelino Pais e que, além de ter tido toda a família presente, contou ainda com a surpresa de um autocarro cheio de conterrâneos seus, que vieram prepositadamente de Sobradelo da Goma para estarem presentes no seu aniversário e num almoço-convívio, onde marcaram presença também as forças vivas de Miranda do Douro.
Parabéns Tia Isabel Cruz. Cruz que não é pesada, com a ajuda e os miminhos da nossa Tia Guidinha.