Feliciano Rodrigues, artesão da precisão Artesanato engarrafado...

PUB.

Ter, 14/03/2017 - 10:07


Olá familiazinha! Já vos posso informar que o XXVIII PIQUENICÃO DA FAMÍLIA DO TIO JOÃO vai ser na vila de Vimioso, no dia 25 de Junho, domingo e, pela primeira vez, num pavilhão multiusos com ar condicionado e outras comodidades, pois habitualmente temos estado em vários santuários e ultimamente nos centros de algumas vilas, sempre com temperaturas elevadas.
O concelho de Vimioso vai estar muito em foco nos próximos tempos, visto que no dia 2 de Abril (Domingo de Lázaro), vamos estar em directo, mais uma vez, da Feira da Rosquilha, em Argozelo e no Domingo de Ramos, dia 9 de Abril, estaremos em directo da Feira do Pão de Caçarelhos, com o Domingão do Tio João.
Neste número vamos apresentar o tio Feliciano José Rodrigues, de Vila Meã (Zona da Lombada – Bragança), que é engarrafador de artesanato.

Feliciano José Rodrigues, 59 anos, aposentado da Guarda Nacional Republicana, nascido e criado em Vila Meã, concelho de Bragança, começou nesta arte por influências do seu irmão, Nazaré Rodrigues, que há 25 anos começou a ocupar os seus tempos livres na montagem de escadas dentro de garrafas, influenciando-o assim a continuar o hobby do seu irmão.
Os trabalhos são realizados em madeira de carvalho, com muita paciência e precisão. Segundo o nosso artesão, é mais fácil montar do que desmontar. Os trabalhos são sempre montados primeiro fora das garrafas e só depois se faz a montagem dentro das mesmas, com a ajuda de pinças. Quando a montagem dentro das garrafas corre mal e algo não encaixa, o procedimento habitual é partir essa garrafa e recomeçar o processo noutra garrafa. Devido à complexidade dos trabalhos, chega a haver pessoas que duvidam do trabalho de montagem dentro das garrafas e questionam-se, principalmente nas feiras de artesanato por onde já passou o tio Feliciano, se as bases das garrafas não terão sido cortadas previamente, para introduzir as peças de madeira e, posteriormente, coladas…
Mas afinal, o que se consegue meter dentro de uma garrafa?! Primeiro é escolhida a garrafa e só depois é pensada a obra. Assim sendo e dependendo do tamanho da garrafa, quase tudo se pode meter lá dentro, desde nomes próprios, símbolos de clubes, gaiteiros, pauliteiros e escadas, estas muito procuradas para dar coloração à água-ardente, embora também haja quem procura este tipo de artesanato para manter a garrafa vazia, porque ficam mais nítidos e visíveis os pormenores do trabalho realizado.
Segundo o tio Feliciano, nunca se sabe o tempo que vai demorar a realizar um trabalho porque, muitas vezes, deixa a obra a meio devido ao stress provocado pela exigência de paciência e muita precisão.
Parabéns e obrigado pelo “Tio João” metido dentro da garrafa e que continue por muitos mais anos com paciência e dedicação a engarrafar arte.