A nossa pastorinha... O sonho realizado da “menina dos cincos”

PUB.

Ter, 21/02/2017 - 10:04


Olá familiazinha! Parabéns à nossa cidade velhinha, que assinalou ontem 553 anos de cidade. Esta semana quero apresentar-
-vos, caros leitores, a nossa pastorinha (a menina dos cincos). Já lá vão muitos anos que a Lucie Esteves (de Tó - Mogadouro) nos telefonava muitas vezes para o programa Bom Dia Tio João, enquanto andava a pastorear o seu rebanho de ovelhas. Tinha, na altura, 7 anos e, ano após ano, fomos acompanhando o seu excelente percurso escolar. Por isso a baptizámos como a menina dos cincos, porque até ao 9.º ano teve sempre cinco a todas as disciplinas. Dizia emtão que tinha um grande sonho: o de “ser mulher”!
Deixámos de ter notícias dela durante alguns anos, mas com muita satisfação voltámos a ter notícias suas, quando nos telefonou para o programa, em directo da Suíça, dizendo-nos que se encontra naquele país a exercer a profissão de audiologista. Na sequência deste reencontro brindou-nos com a crónica do seu sonho realizado, que a seguir vamos partilhar com todos vós.
Toda a gente sabe que a vida de emigrante é cheia de muitas saudades do nosso país, da família, da terra natal e a Lucie não é excepção. Isso mesmo desabafou connosco em directo no programa, o que de imediato provocou a reacção de vários tios e tias também emigrantes na Suíça, deixando o número de telefone para que a Lucie os contacte e possa conviver com eles, de modo a minorar as saudades.

SONHAR! Que palavra tão pequena, mas que encerra com ela tanto significado. É uma palavra que está subentendida no nosso inconsciente, desde que começamos a andar, a juntar peças, a brincar... É verdade, desde muito pequeninos que os adultos nos fazem ter sonhos, uns para ter um novo brinquedo, outros para poderem ter a liberdade de fazerem o que querem, e o meu, o meu sonho era ser uma grande mulher, tal como a minha mãe que é a minha referência feminina.
Ao longo dos anos, esse tem sido um dos sonhos que me tem feito avançar e aprender nesta viagem pela terra, que é a vida. Que me tem ajudado a compreender que a vida é como o tempo. Uns dias temos a chuva, e temos de saber a melhor forma de nos proteger dela, outros dias temos o sol, onde devemos agradecer a Deus pelos seus raios brilhantes e ainda vem os dias nublados e cinzentos, que esses enfim, nos deixam baralhados, sem jeito, sem saber como ultrapassar as nuvens para atingir uma pontinha de sol.
Mas bem, deixando as metáforas de lado, todos sabemos que são os sonhos que comandam a vida.
No meu caso, sonhei um dia poder ser grande, aprender a amar o próximo como a mim mesma, mas acima de tudo lutar para concretizar a minha missão aqui na Terra.
Neste momento, a minha missão encontra-se a quilómetros de distância das pessoas que mais amo, onde há dias onde a dor e a saudade são apaziguáveis e outros onde as questões são sinónimas de dúvidas.
Por um lado, sentimos-mos realizados porque sabemos que estamos a exercer algo que nos faz ser ainda maiores como pessoas e que somos o orgulho de quem nos criou e ajudou a crescer, mas por outro lado, pomos em causa todas as nossas prioridades e valores.
Não posso mentir, pois seria muito mais feliz junto de quem mais amo, na terra que me viu e ajudou a tornar-me na mulher que sou hoje. Mas, caminhos e escolhas tiveram de ser feitas e eu apenas tenho que seguir esta missão.
Agradeço a todos, em especial à Família do Tio João, por a cada dia me trazerem um pouquinho do meu cantinho do mundo, a estas montanhas que são os Alpes suíços.
Com vocês, sei que posso tranquilamente seguir a minha missão e este meu sonho, porque como dito anteriormente, sem o sonho a vida não faria o mesmo sentido...
Sonhem e sejam felizes...

Lucie Esteves