Região

Sector caprino começa a rejuvenescer

Sector caprino começa a rejuvenescer
  • 26 de Agosto de 2015, 14:01

O sector caprino da região transmontana começa a ser alvo de novos investimentos por parte de gente mais jovem.
O envelhecimento dos criadores e a captação de novos investidores são duas questões que ainda preocupam o presidente da Associação Nacional de Caprinicultores de Raça Serrana, no entanto, salienta que começam a surgir novas explorações.
“Há criadores novos, temos por exemplo um novo associado novo que investiu numa exploração com cerca de 250 cabras. Aos poucos os jovens também vão aderindo porque como já referi várias vezes é um sector rentável, no entanto, bastante trabalhoso”, frisa Arménio Vaz.
Um exemplo desse rejuvenescimento é o caso de Tiago Melim que deixou a sua vida no Porto, como informático, para investir numa exploração com cerca de 250 cabras. Este jovem criador não está arrependido com a mudança, aliás, considera mesmo que os ex-colegas que andam de aeroporto em aeroporto têm um emprego bem mais complicado.
“O que me atraiu na caprinicultura foi o excelente potencial gastronómico. Este isolamento que Trás-os-Montes teve durante estes anos todos foi uma barreira para o desenvolvimento mas, apesar de tudo, até é uma boa oportunidade para o investimento”, refere Tiago Melim, acrescentando que “toda a gente fala da pecuária como um sector muito trabalho mas eu vejo amigos meus que continuam a trabalhar na área e não têm uma vida mais facilitada”, conclui.

Elevada participação

Centenas de criadores de caprinos, ovinos, cães de gado transmontano e podengos portugueses participaram, no passado sábado, no Dia do Mundo Rural, uma actividade inserida na Terra Flor, feira de Produtos e Sabores de Vila Flor.
O adjunto do presidente e responsável por esta iniciativa, António Neves, ficou satisfeito com a adesão dos criadores à oitava edição. “Este ano a adesão dos criadores pequenos ruminantes superou as expectativas. Esta é uma iniciativa que contribui para o fomento do sector porque os criadores trazem os animais e trocam experiências”, salienta o responsável.
Um dia de convívio para muitos criadores do distrito de Bragança onde participaram cerca de 300 pequenos ruminantes, 120 cabras e 180 ovelhas. Houve ainda lugar para o concurso de Cão de Gado Transmontano, outro de Podengo Português e uma mostra de Burro de Miranda do Douro.

Por Cátia Barreira


Proponha um artigo de opinião:
info@pressnordeste.pt
Abrir
Written By
admin