Entrevista

“O Desporto é um dos pilares de desenvolvimento da sociedade”

O Município de Bragança tem-se revelado um exemplo no que diz respeito à aposta na área do desporto. Hernâni Dias, presidente da autarquia, vê no desporto um factor de desenvolvimento das localidades e de dinamização do território. A construção e requalificação de equipamentos desportivos fazem

14 set. 2016, 13:29

Este artigo tem mais de um ano

O Município de Bragança tem-se revelado um exemplo no que diz respeito à aposta na área do desporto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Hernâni Dias, presidente da autarquia, vê no desporto um factor de desenvolvimento das localidades e de dinamização do território.

A construção e requalificação de equipamentos desportivos fazem parte da estratégia do município no sentido de melhorar as condições para a prática das diversas modalidades, quer de lazer quer de competição. Anualmente, a câmara municipal distribui cerca de 120 mil euros pelos clubes, associações e colectividades do concelho.

- Tem-se revelado um homem do desporto. Não só acompanha como também participa nas diversas actividades. É realmente uma das áreas de grande investimento do município?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sim. Bragança tem feito uma grande aposta no desporto. Na minha opinião, o desporto é um dos pilares de desenvolvimento de qualquer sociedade.

Em Bragança temos a vertente ligada à competição e a lúdica, esta mais social, que faz com que as pessoas pratiquem desporto por gosto, para se manterem em forma.

- E essa aposta acaba por se reflectir nos grandes eventos, no que diz respeito à vertente competição, que o município tem trazido para a cidade, nomeadamente o regresso da Volta a Portugal em Bicicleta ….

É verdade. Já há alguns anos que a prova não vinha para Bragança. Mas também quero destacar a prova do Campeonato Nacional de Trial 4x4 que, pela primeira vez, veio para Bragança e que deverá regressa em 2017, a estadia da Selecção Nacional de Futsal em Bragança, com dois particulares, em que os brigantinos viram de perto aquele que é o melhor jogador do Mundo, o Ricardinho, ou a Volta Castilla Leon, que trouxe a Bragança o melhor do ciclismo como o Valverde o nosso Ricardo Vilela.

- Mas a autarquia não se esquece da vertente social do desporto. Que programas têm sido desenvolvidos?

PUBLICIDADE

Quero destacar o “Desporto Sénior no Meio Rural” e o “Bragança Saudável”, que é um programa que também está direccionado para pessoas que têm pouca actividade física, mas que têm a possibilidade de usufruir das piscinas municipais e fazer outro tipo de actividades no pavilhão. Apostamos ainda nas caminhadas rurais. Ao longo do ano fazemos 23 ou 24 e são centenas as pessoas que participam.

- O apoio financeiro também é uma grande ajuda nos dais que correm. Que verba o município disponibiliza para as associações, clubes e colectividades?

A autarquia distribuiu anualmente mais de 120 mil euros, fora o apoio logístico, desde a ajuda na organização dos eventos e a atribuição de prémios.

Município de Bragança vai investir cerca de 500 mil euros na construção de um pavilhão no Bairro da Coxa

- E em termos de infra-estruturas desportivas? São muitas as equipas de formação das várias modalidades. No caso do Pavilhão Municipal a lotação está esgotada. Há alternativas?

PUBLICIDADE

Sim é verdade. Mas temos apostado na melhoria dos equipamentos. O Clube Académico de Bragança vai ter o seu pavilhão remodelado, o que vai libertar horas no pavilhão municipal para outras colectividades.

Em termos de gestão de horas temos tido alguns problemas, pois é um espaço bastante solicitado. Por um lado é bom, pois significa que há muita gente a praticar desporto.

Em relação ao pavilhão do Académico vamos dar apoio financeiro ao clube para que possa ter um espaço próprio de treino e jogo, sobretudo para a equipas de hóquei em patins.

- Mas há mais soluções para atender a todos os pedidos de horas no pavilhão para a prática desportiva?

Sim. Posso dizer-lhe que estamos neste momento a executar um projecto de construção de um pavilhão no Bairro da Coxa. É uma intervenção no polidesportivo que já existe naquele espaço. Trata-se de um investimento grande de cerca de 500 mil euros. Ainda estamos com o projecto. Vai servir toda a gente e ficar aberto à comunidade já que é municipal.

PUBLICIDADE

É um pavilhão importante pois vai servir de apoio ao bairro social. A ideia é criar um programa específico de prática desportiva das crianças daquele bairro.

- Que outras intervenções têm sido realizadas pela autarquia no que diz respeito aos equipamentos desportivos?

Este ano renovamos o relvado do Estádio Municipal. Já tínhamos construído a cobertura da bancada há pouco tempo, um investimento de cerca de 180 mil euros.

Fizemos ainda um investimento ao nível da eficiência energética nas Piscinas Municipais. Neste momento estamos a concluir as obras de cobertura do tecto, um investimento de cerca de 80 mil euros.

Tudo isto para ajudar os munícipes a sentirem-se bem na prática desportiva.

Vamos fazer um reforço da iluminação no campo do CEE, ainda este ano. A obra já foi adjudicada. Isto para que não haja os problemas de falta de iluminação que se tem verificado no inverno.

PUBLICIDADE

- Como vê a prestação dos clubes brigantinos nas diversas modalidades e competições?

Os nossos clubes têm dado conta do recado, atendendo a várias adversidades, com muita vontade e persistência de quem trabalha em prol do desporto.

- Acredita que podem surgir mais “Pizzis” e “Arnaldos”?

Espero bem que sim. Em relação ao Pizzi ele é um exemplo para os mais novos. Tenho pena que não tivesse ido ao europeu, pois para mim fez uma época que justificava a chamada à Selecção Nacional.

Temos ainda o Arnaldo Pereira no futsal ou o Ricardo Vilela no ciclismo que têm levado o nome de Bragança mais longe.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR