Associação de Basquetebol de Bragança homenageou Paulo Diamantino

PUB.

Sex, 16/07/2021 - 15:50


O jogador, natural de Mirandela, morreu no passado dia 8 de Janeiro, aos 35 anos. O antigo atleta do F.C. Porto e Vitória de Guimarães foi recordado numa cerimónia simbólica e bastante emotiva.

Partiu cedo, demasiado cedo para quem ainda tinha tanto para dar ao desporto e em especial ao basquetebol. Tinha apenas 35 anos e era uma referência, sobretudo, para os mais novos que o viam e continuam a ver como um exemplo a seguir.

Paulo Diamantino foi, justamente, homenageado pela Associação de Basquetebol de Bragança. O gesto foi simbólico com o objectivo de eternizar a sua memória e “legado” deixado à modalidade. Não fosse o cenário pandémico que vivemos teriam estado presentes várias figuras ligadas aos basquetebol nacional.

“O Paulo deixou um enorme legado e que temos que perpetuar. Tentaremos honrar o trabalho e o percurso dele no basquetebol”, afirmou Helena Gonçalves, presidente da Associação de Basquetebol de Bragança, bastante emocionada.

Paulo Diamantino morreu no passado dia 8 de Janeiro, durante o jogo entre Mirandela Basquetebol e Juventude Pacense. Era jogador da equipa sénior do clube mirandelense e treinava os atletas do escalão de minibasquetebol há cerca de três anos, depois de ter terminado a carreira com passagens pelo F.C. Porto, Vitória de Guimarães e Maia Basket.

A homenagem foi sentida e não deixou indiferente o responsável do Mirandela BC. Rui Silva garantiu que Paulo Diamantino “será sempre uma referência”. “Foi um momento muito especial. O Paulo marcou toda a gente aqui, no clube. Perdeu-se uma referência apenas fisicamente porque para nós será sempre um exemplo a seguir”, assegurou.

Paulo Diamantino dedicou-se “de corpo e alma ao basquetebol em Trás-os-Montes”, depois de terminar a carreira, frisou o irmão gémeo, João Diamantino. “É uma homenagem sentida e as pessoas que estiveram presentes mostram bem o apreço que tinham e têm pelo trabalho dele”.  

Natural de Mirandela, Paulo Diamantino foi atleta do F.C. Porto, onde conquistou duas Taças de Portugal, Vitória de Guimarães e Maia Basket. Diamantino somou dez internacionalizações na Selecção Nacional de Basquetebol sub-20.

 

Jornalista: 
Susana Madureira