Cerveja Freixo Beer ganha ouro em Concurso Nacional

PUB.

Ter, 09/08/2016 - 12:53


Competição atribuiu medalha de ouro a cerveja branca e prata na cerveja preta

A cerveja artesanal Freixo Beer foi premiada no 1.º Concurso Nacional de Sidras e Cervejas. A bebida branca da empresa de Freixo de Espada à Cinta venceu a medalha de ouro na categoria de cervejas artesanais ale/engarrafadas e a medalha de prata para a cerveja preta (stout), na categoria de cervejas artesanais especiais.

De acordo, o proprietário da cervejaria, Gilberto Pintado, a distinção reconhece a qualidade que resulta da produção artesanal.

“Este prémio vem classificar a nossa cerveja e valorizar o tipo de cerveja que fazemos, que é uma natural, artesanal, e que está classificada como biológica”, defende o empresário. A bebida produzida segundo a lei da pureza de 1530, ou seja, é fabricada apenas com lúpulo, cevada (50 por cento maltada e 50 por cento ao natural) e água.

Na cervejaria são usadas três variedades de lúpulo: nugget, golden e HN3.

Os ingredientes usados na cerveja são de produção própria, cultivados em Freixo de Espada à Cinta, e para Gilberto Pintado este é um dos segredos do aroma da bebida.

“A nossa cerveja distingue-se das outras artesanais, porque produzimos os nossos ingredientes e conseguimos juntar os três tipos de lúpulo e conciliar o aroma, o sabor e a diferença de um produto natural como se fazia antigamente. Nós conseguimos extrair naturalmente a dextrose e a maltose da cevada e não lhe adicionamos açúcares”, garante.

 

Aumentar empresa para conquistar novos mercados

 

A produção, que começou em 2011, tem vindo a aumentar e actualmente são 3 mil os litros produzidos por ano, que a empresa vende para lojas gourmet e mercados biológicos, no Porto, Lisboa, Aveiro e também em Espanha e França. O proprietário pretende agora modernizar e ampliar a micro-cervejaria.

“Este prémio vem também ajudar e esperamos arranjar mais locais para a disponibilizar ao público. Para já é fácil escoá-la, e até nem conseguimos responder à procura que temos. Por isso, vamos apresentar um projecto para aumentarmos a produção, a maquinaria e a plantação”, com o objectivo de expansão para novos mercados na mira da Freixo Beer.

O Concurso Nacional foi organizado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercadorias Agrícolas (CNEMA), em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal com o objectivo de premiar, promover, valorizar e divulgar as Sidras Tradicionais e de Cervejas Artesanais Portuguesas, genuínas e exclusivamente produzidos em Portugal.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro