Pessoas indignadas por tesouraria das Finanças de Bragança funcionar uma vez por semana

PUB.

Ter, 18/04/2023 - 12:14


Funcionários encaminham pagamentos para o multibanco
Os habitantes de Bragança estão indignados com o serviço de tesouraria das Finanças, por só abrir em datas específicas e ainda ser necessário marcação prévia.
Como se pode ler num papel afixado na porta
das Finanças, a tesouraria só esteve aberta, no mês de Abril, nos dias 3 e 10, e vai ainda abrir nos dias 20 e 26. Lê-se ainda que o atendimento é “exclusivamente com marcação prévia”. A marcação pode ser feita online, no portal das Finanças, o que para muitos idosos se torna difícil, ou então por telefone, mas esse dá sempre sinal de ocupado, nas várias vezes que tentamos contactar o serviço de Finanças de Bragança.
Muitas pessoas acabam por se deslocar ao edifício, por não saber a situação e quando ali chegam
deparam-se com o serviço fechado e são encaminhadas para o multibanco se quiserem fazer o pagamento.
Foi o que aconteceu a uma jovem estudante. “Vim para pagar a taxa de circulação, mas o senhor simplesmente me disse que não podia pagar aqui,
o que eu podia fazer era pagar no multibanco. Não me deu justificação”, contou, salientando que esta situação “acaba por causar transtorno nas pessoas”, uma vez que não foi à aula para poder ir às Finanças e o assunto não ficou resolvido.
Outra das utentes que teve que voltar para trás foi Mavilde Rodrigues, que trabalha num gabinete de contabilidade. Tentou fazer a marcação prévia por internet, como já faz habitualmente, mas como não estava a dar decidiu ir mesmo às Finanças e foi aí que percebeu que a tesouraria estava fechada. “Traz-nos bastantes constrangimentos, porque embora haja outras formas de pagamento, mas nós temos os cheques dirigidos às finanças não temos outra possibilidade”, disse, salientando que não lhe deram qualquer esclarecimento.
A situação parece não ser de agora, já que Érica Silva no mês passado quis pagar uma taxa e não a conseguiu fazer no momento, obrigando-a a fazer marcação prévia. “O pior é que nós não sabemos como fazer e se quisermos tirar uma dúvida, temos que fazer uma marcação e às vezes nem é o serviço que precisamos”, disse, afirmando que estes processos deviam ser “mais fáceis” e num horário compatível, já que trabalham durante o dia.
Falámos com um funcionário que estava de serviço nas Finanças de Bragança para perceber o porquê de não estar a funcionar todos os dias e apenas respondeu que são ordens da direcção nacional. Já contactámos a direcção regional das Finanças, mas até agora não obtivemos qualquer esclarecimento.
Jornalista: 
Ângela Pais