Magustão da Família do Tio João 2016

PUB.

Ter, 25/10/2016 - 09:55


A maior fábrica de fazer amigos do mundo esteve montada na Rural Castanea, a festa da castanha em Vinhais, onde fizeram questão de marcar presença centenas de tios e tias, que não ligaram às distâncias físicas e percorreram muitos quilómetros para dizerem presente! A chuva também contribuiu para a festa, porque as pessoas não puderam ir às castanhas e vieram ao Magustão. Pode dizer-se que a chuva, neste caso, ajudou à festa.
Como os amigos não nascem mas se fazem, é nestes encontros que se criam novas amizades e se reforçam as mais antigas, também se conhecem as caras dos novos participantes do programa que entra casas adentro todas as madrugadas com os seus telefonemas.
Mas uma vez, demos alegria e animação reforçadas à vila de Vinhais e à festa da castanha, onde os tios e tias que foram, mataram dois coelhos de uma só cajadada, porque além do nosso Magustão, também aproveitaram para visitar a feira e os seus vários stands de produtos da terra e artesanato, assim como a exposição de máquinas e alfaias agrícola.
Este ano, todo o nosso mundo estava à espera de ver actuar, “ao vivo e a cores” e, pela primeira vez em público, o nosso tocador à recordação e à saudade, o grande tio Artilheiro, que nos consolou o ouvido com temas antigos que já há muito não são escutados e nos trazem boas recordações de tempos idos.
A tarde de animação também contou com outros artistas do povo, como o organista Francisco Cubo, que fez dançar toda a gente, o concertinista tio Chedre, de Nunes e o seu cunhado gaiteiro, o tio Neca de Romariz, que estavam a ‘jogar em casa’. Pelo terceiro ano consecutivo também deram espectáculo o grupo das Concertinas Brigantinas, o concertinista tio Isidro, dos Vales (Alfândega da Fé), assim como os esfoladores de beiços (tocadores de realejo) como o tio Agostinho de Vila Boa (Bragança). A minha mãe, Ana Sernadela, cantou o fado “Montanha Azul” e o meu filho, João André, tocou concertina, contribuindo também para a festa.
Como não podia deixar de ser, ao longo do dia houve vários magustos no maior assador de castanhas do mundo, para a maior família do mundo.
Pela reacção dos nossos tios e tias na hora da despedida ao perguntarem “quando e onde é a próxima festa das nossas”, podemos adiantar que temos o grande Almoção de Natal, no dia 11 de Dezembro (Domingo), no tio Albertino dos sete pratos, em Folgosinho, no Parque Natural da Serra da Estrela.
Ainda não sabemos onde vai ser o Piquenicão de 2017 e, por isso mesmo, estão abertas as candidaturas. Onde será?
Como esta vida não são só alegrias, viemos a saber recentemente que o nosso tio Teófilo Afonso de Mós (Bragança), grande poeta que tantas vezes colaborou com os seus versos para engrandecer esta nossa página, faleceu no mês de Agosto passado. Descanso à sua alma e que tantos anjinhos o acompanhem como vezes falou connosco para a rádio. Os nossos sinceros sentimentos à família enlutada.