Galerias de arte de Bragança e Paris promovem intercâmbio de artistas

PUB.

Qui, 19/05/2016 - 16:14


“Território de Artistas" é o nome do projecto que promete criar laços entre o Atelier História e Arte, em Bragança, e a Associação dos Ateliers d'Artistes de Belleville, em Paris, França

Esta semana, pela primeira vez, alguns autores que trabalham com a Galeria História e Arte, em Bragança (ver caixa), têm os seus trabalhos expostos em Belleville, Paris.

Esta é a primeira fase do projecto “Território de Artistas”, que quer unir, não só artistas, mas também pessoas, de várias localidades e nacionalidades, numa partilha de experiências relacionadas com a arte, a identidade e a cultura.

A ideia surgiu através de Paola Afonso, também ela artista, que trabalha nos ateliers de Belleville mas que tem raízes transmontanas. Os pais de Paola são naturais de Agrochão, no concelho de Vinhais, o que faz com que, frequentemente, se desloque ao distrito de Bragança. Tal como referiu, em entrevista exclusiva ao Jornal Nordeste, os territórios envolvidos neste projecto “são diferentes” mas “complementam-se”. E foi esta complementaridade que inspirou a artista a desenvolver o projecto. Paris dá aos artistas a visibilidade que eles procuram e que não há em Bragança mas, a capital francesa não lhes dá a tranquilidade que encontram no nordeste transmontano. “A Bragança falta-lhe este público e este olhar que tem Belleville. Falta-lhe visibilidade e actividade cultural. E, quem está em Belleville, não tem o espaço para trabalhar, as condições e qualidade de vida que oferece Bragança”, constata a artista. A calma de Bragança e a tímida presença dos artistas contrasta com a agitação e manifestação de arte parisienses e é também esse contraste que os artistas querem sentir. “Em Paris, a vida artística continua a estar viva, apesar de as condições serem difíceis. Este bairro é muito dinâmico e há ateliers de artistas. Este bairro pode-se dizer que é o Montmartre do século XXI”, acrescentou Paola Afonso.

Neste bairro parisiense, os artistas unem-se através da Associação dos Ateliers de Artistes de Belleville (ver caixa), que apoia os artistas que aí moram e promove várias actividades culturais, que incluem artistas convidados. Agora estão lá os artistas João Ferreira – Janjã, Miguel Moreira e Silva e o artesão António Fernandes, de Bragança, e o fotógrafo espanhol Carmelo Calvo, todos a convite da Galeria História e Arte. Vão expor as suas obras de 19 a 22 de Maio na Galeria da Associação dos Ateliers de Artistes de Belleville.

Emília Nogueiro, presidente da Associação Cultural Tempo Liquido, proprietária da Galeria História e Arte,  explica que as duas associações encontraram pontos comuns, considerando interessante aproximá-las. “Tal como a Associação dos ateliers dos artistas de Belleville tem um compromisso com aquele bairro concreto de Paris, mas não exclusivamente, também nós, promovemos os autores de Bragança, num compromisso com o território em que estamos inseridos, mas não cingimos a nossa programação aos autores locais, promovendo o contacto com outros territórios e a partilha de experiências”, referiu ao Jornal Nordeste. Já Paola Afonso considera que as duas associações “puderam ultrapassar as barreiras e dar sentido a uma nova geografia humana, de interesses culturais e artísticos", que têm em comum.

Uma partilha que vai traduzir-se também em trabalho. Durante esta semana os artistas da Galeria História e Arte trabalham nos ateliers dos artistas de Belleville, usando os seus materiais. Em Outubro, espera-se que aconteça o inverso, com a estadia de seis artistas de Belleville em Bragança. Nessa altura, haverá também uma exposição com obras dos artistas parisienses e, no próximo ano, o projecto prevê a organização de uma exposição com os trabalhos que os brigantinos estão agora a produzir em Paris e aqueles que serão produzidos pelos artistas de Belleville em Bragança. “É um intercâmbio, não apenas de ideias e palavras, mas também de trabalho”, acrescentou Emília Nogueiro. A temática dos trabalhos é o território e a identidade,  e como se redefinem no século XXI.

O objectivo é também publicar livros de viagens inspirados neste intercâmbio. 

 

 

Galeria História e Arte - Bragança

É dinamizada pela Associação Cultural Tempo Liquido, sediada na Rua Abílio Beça, nº 35, em Bragança, e tem como principal objectivo promover a arte e a cultura em geral e o património histórico e artístico local, em particular. Promove visitas guiadas ao património histórico e artístico do concelho, exposições de artes visuais, palestras,  encontros com os autores, oficinas e cursos de artes plásticas e ciclos de cinema de autor.

 

Associação dos Artistas de Belleville

Esta associação, situada no 20º bairro de Paris, nasceu há 27 anos, devido à ameaça de de demolição do Bas-Belleville e dos numerosos ateliês de artistas, inserido no projecto urbanístico levado a cabo na cidade de paris, a partir da década de 60.

Actualmente, integram esta associação mais de 250 artistas. Promove diversas actividades culturais e intercâmbios de artistas. Organiza anualmente a iniciativa “ Portas Abertas”, bastante popular, que permite, não só a outros artistas mas a toda a comunidade, conhecer de perto estes ateliers.

 

 

 

Jornalista: 
Sara Geraldes