O grande líder eleva os outros

PUB.

Informo desde já que vou escrever sobre uma pessoa que para mim é uma referência profissional e à qual, felizmente, já tive a oportunidade de lhe poder transmitir este meu sentimento de admiração.
Essa pessoa é  Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, membro do Comité Executivo da UEFA, ex-presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, ex-Administrador do FC Porto – Futebol SAD, ex-Administrador do FC Porto – Basquetebol SAD, ex-Director Geral do FC Porto, ex-Presidente da Liga de Clubes de Basquetebol e lendário basquetebolista do FC Porto.
Fernando Gomes é um verdadeiro homem do desporto, um ex-atleta de grande sucesso, um dos mais experientes, capazes e competentes lideres desportivos que Portugal já viu. Tal como fazia nas equipas de basquetebol onde era o “base” ele destaca-se no dirigismo desportivo como um grande líder mas com a particularidade de ser um líder discreto, apesar de nunca lhe ter faltado firmeza.
O lendário treinador de Futebol Americano, Vince Lombardi, diz que os lideres não nascem, eles fazem-se. E na minha modesta opinião ele tem toda a razão, no caso de Fernando Gomes ele fez-se um líder dentro do campo de basquetebol e fez o "transfer" dessas suas competências de liderança para o mundo da gestão desportiva, onde desde 1992 se tem afirmado como um dos mais competentes gestores desportivos que Portugal já teve.
O FC Porto venceu a Champions League em 2004 e Portugal venceu o Campeonato Europeu de Futebol em 2016, o único e verdadeiro denominador comum entre estes dois grandes feitos desportivos chama-se Fernando Gomes, pois ele integrava em 2003/04 o Conselho de Administração do FC Porto – Futebol SAD e em 2016 ele era e é o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Parece coincidência mas não é, o grande líder contagia e eleva os outros, sendo que é impossível alguém ser um grande líder se não tiver credibilidade, carácter, integridade, competência, visão e capacidade para motivar os outros. Os maiores especialistas mundiais em liderança dizem que a liderança não depende da posição ou do cargo desempenhado na organização, mas sim da relação que se consegue gerar com os outros, a liderança é pessoal e está fundamentalmente relacionada com as crenças, valores e os princípios do individuo.
Fernando Gomes lidera através do exemplo e recentemente esteve no distrito de Bragança onde visitou a cidade de Mirandela, a cidade de Bragança e a Associação de Futebol de Bragança. Ele vai ao terreno, ele quer conhecer a realidade local porque ele sabe que na gestão do desporto não há receitas milagrosas e cada localidade ou região tem especificidades muito próprias e que importa conhecer bem para traçar estratégias adequadas ao contexto.
O lendário Nelson Mandela tem uma frase muito boa e que demonstra bastante bem qual é o tipo de liderança que Fernando Gomes aplica e que ajuda a elevar todos os que com ele colaboram: “é melhor liderar a partir da retaguarda e colocar outros à frente, especialmente quando estamos a celebrar uma vitória por algo de muito bom que aconteceu. Mas deves tomar a linha da frente quando há perigo”. Fernando Gomes é um grande líder mas é discreto, não aparece muito nos media, não fala muito, não é muito de dar nas vistas, mas se um dia houver problemas, ninguém duvide que ele vai se o primeiro a dar o “corpo às balas” pois na minha opinião ele possui duas características importantes em qualquer grande líder, é um homem de coragem e que assume as próprias responsabilidades.
Para finalizar deixo-vos uma frase sobre liderança, com cerca de 2000 anos, e que diz o seguinte:“um exército de cervos comandado por um leão é muito mais temível do que um exército de leões comandado por um cervo”.

 

 

 

 

 

Escrito por Paulo Jorge Araújo - Técnico Superior de Desporto, Licenciado em Ciências do Desporto pelo IPB e Especialista em Gestão Desportiva pela UP