class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162086 node-type-noticia">

            

Freixo abastece-se no Douro

Qua, 24/08/2005 - 14:45


Em ano de seca a autarquia de Freixo de Espada à Cinta está a aproveitar a água do rio Douro para fins agrícolas. Para o efeito foi criado um ponto de captação junto à praia fluvial da Congida, localizada na região do Douro Internacional, dado que naquele local há água em quantidade.

Esta alternativa surge numa altura em que os pontos de captação normais, que estão espalhados pela região, começam a ser insuficientes para o abastecimento.
O município já disponibilizou uma electrobomba e o sistema de tubagens para que os agricultores possam encher os seus reservatórios e cisternas, de forma gratuita, para a manutenção das suas colheitas e dos animais.
“Já que, nos anos mais secos, os espanhóis retiram alguma água do rio Douro nós também temos direito tirar alguma”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, Edgar Gata.
No entanto, na vila já existem outros pontos de abastecimento de água, entre os quais um localizado junto ao mercado municipal, que está em funcionamento há alguns anos, os jardins municipais também dispõem de um reservatório abastecido através de um furo artesiano para regas e nas instalações da adega cooperativa está instalado outro depósito, que se destina exclusivamente ao abastecimento das viaturas de combate a incêndios.
Importa salientar que o concelho de Freixo de Espada à Cinta vive, essencialmente, da agricultura, nomeadamente das colheitas da amêndoa, vinho e azeitona para conserva e para azeite.