PUB.

Opinião

PUB.
04/08/2020

Dou por mim sentada numa esplanada, como a maioria das pessoas por estes dias. A transpirar por tudo que é poro. E pensar que só queria fugir do sol abrasador transmontano. Resultou em cheio. Seria anormal nevar em pleno Agosto, é certo. Uma notícia que correria o mundo.

04/08/2020

Reza a história dos santos que Santa Sofia nasceu em Roma, por volta do ano 130, era Públio Élio Adriano imperador. No âmbito da célebre perseguição dos cristãos foi Sofia presa com suas três filhas que foram barbaramente decapitadas na presença da sua própria mãe.

04/08/2020

A história é simples e descreve-se em poucas palavras. Começou alguns dias antes da chegada da pandemia e terminou em plena fase de confinamento.

04/08/2020

No último texto ficámos em Chacim onde assistimos ao casamento de João Ventura, irmão de Manuel Lopes.

28/07/2020

Naquele dia, levantei-me cedo e estava nervoso porque na quarta-feira da semana anterior, durante a instrução da Mocidade Portuguesa no colégio que eu frequentava, nos tinham dito que teríamos de estar bem preparados para fazer formação e prestar homenagem ao Presidente do Conselho de Ministros q

28/07/2020

O meu querido amigo Francisco Gomes telefonou-me na semana passada. Queria saber novas da minha pessoa.

28/07/2020

A grande história, a dos livros, diz-nos como chegámos até aqui por um longo caminho de construções, destruições, concórdias, discórdias, diplomacias, conflitos, abundâncias, privações, doações, pilhagens, calmarias, convulsões, êxodos, invasões, indulgências, opressões, povoamentos, extermínios,

28/07/2020

Em Bragança terá permanecido Manuel Lopes cerca de ano e meio. Depois, abalou com seu irmão, João Ventura, rumo a Chacim, onde este tinha contratado o casamento com Beatriz Pereira, filha de Bartolomeu Pereira e Joana de Gamboa.

21/07/2020

Há quase cem anos, Fernando Pessoa escrevia o célebre slogan com que a Coca- -Cola pretendia entrar em Portugal. O poeta dos heterónimos glosava com a capacidade adaptativa dos seres humanos perante as novidades, sejam adversas, benéficas ou nem uma coisa nem outra.

21/07/2020

A actual situação portuguesa é por demais deprimente. Tal não tem só a ver com a pandemia muito embora seja esta a razão principal.