Olho Clínico

PUB.
Com a transição do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade, que foi acompanhada de um alívio das medidas de confinamento, é fundamental redobrar as medidas de proteção para prevenir a infeção COVID-19. Apesar de, atualmente, o confinamento ser obrigatório apenas para pessoas infetadas por COVID-19 e em vigilância ativa por suspeita de infeção, existe o dever cívico de recolhimento, pelo que deve sair de casa apenas se necessário e deve fazê-lo em segurança.

Se tiver de sair de casa reforce as medidas de prevenção da infeção

- Lave as mãos com água...

Durante uma crise como a que atravessamos, associada à pandemia de COVID-19, é normal que possa sentir-se assustado, ansioso ou preocupado. O fluxo contínuo de notícias na televisão e na internet sobre a pandemia, o vírus e todos os acontecimentos associados sucedem-se de forma rápida, o que pode ser perturbador. Com grande facilidade ficamos demasiado envolvidos no que se está a passar.

Alguns dos sintomas e sinais de ansiedade podem ser:
• Medo;
• Dificuldade em adormecer;
•...

O vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença COVID-19, transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas ou através do contacto com superfícies e/ou objetos contaminados e posterior toque com as mãos nos olhos, nariz ou boca. Neste sentido, há gestos simples, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com uma solução à base de álcool, que são fundamentais para prevenir o contágio. Há ainda outros cuidados importantes a ter para se prevenir se tiver mesmo de sair de casa.

Como se transmite esta doença?

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas...

A higiene oral é fundamental na prevenção da maioria das doenças que afetam a cavidade oral. Face à atual pandemia de COVID-19, as boas práticas devem ser mantidas e até reforçadas.

1 - Quais as vantagens da higiene oral diária para a Saúde?

Com uma boa higiene oral pode...

O Governo aprovou um conjunto de medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus (SARS-CoV-2), agente causador da doença por coronavírus (Covid-19).

O Governo aprovou um conjunto de medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica...

Tem sentimentos de angústia, medo, insegurança, solidão ou ansiedade, decorrentes da situação de pandemia? Contacte a equipa de Saúde Mental da ULS Nordeste através do número 273 302 850 (2.ª a 6.ª feira, das 09h às 19h) Estamos ligados a si!
Em alternativa, os Centros de Saúde têm disponíveis, no mesmo horário, os seguintes contactos:

Centro de Saúde Alfândega da Fé

279 460 000 - 279 460 004 - 967 274 869

 

...

Informamos que as visitas a doentes nas Unidades Hospitalares de Bragança, de Macedo de Cavaleiros e de Mirandela...

O surto do novo coronavírus, intitulado COVID-19, com origem na cidade de Wuhan, na China, foi declarado emergência de saúde pública internacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e tem vindo a disseminar-se por vários países a nível mundial. Esta situação requer a adoção de medidas de proteção adicionais, principalmente para viajantes, tendo em vista a prevenção da doença.

Os viajantes regressados de áreas com transmissão comunitária ativa do novo coronavírus, como o Norte de Itália,...