Tio João

PUB.

Esperança Palas já faz pão caseiro desde os 10 anos

Nesta edição, vamos falar sobre o pão caseiro. Sabemos que muitas casas da aldeia têm o seu forno, mas durante algum tempo e com a ida dos padeiros às aldeias as pessoas acomodavam-se a comprar o pão.

Leonor Afonso foi rainha aos 100 anos em Palácios

No dia dois de Fevereiro festejou-se a apresentação de Jesus no templo, que é conhecido como Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Luz, e Nossa Senhora da Cabeça.

António Coelho tem uma casa que mais parece um Santuário

Estamos no primeiro dia do segundo mês do ano, o mais pequenino. Este ano, Fevereiro, é sem Carnaval, que passa para dia 1 de Março.
Entrou hoje a lua nova, que alguns chamam de lua ruim.
Este mês é também considerado o mês cinzento, porque marca o meio do Inverno.

Os Santos de Janeiro e o arremate do fumeiro

Estamos a viver o período mais contagioso desta pandemia. Já são alguns os que connosco tem desabafado a dizer que o “bicho mau” lhes bateu à porta.
Estamos todos muito ansiosos por ver os casos diminuir, para que a vida volte à normalidade.

Tio Alexandre Gouvinhas - O último carpinteiro de carros de bois

Agora sim, estamos no tempo certo, pois “Janeiro quer-se geadeiro”. Já estamos na primeira lua cheia do ano. Temos reparado que os dias vão crescendo, pois, o povo diz “Janeiro fora cresce uma hora” ou” Janeiro tem uma hora por inteiro”.

António Pires - Há 56 anos na arte de dar ao dedo

Os últimos dias do ano velho foram atípicos para a época, com as temperaturas mínimas muito altas para a nossa região. Diz avó Laurinda que este tempo não é  bom para as matanças, porque o fumeiro precisa de geada e tempo sem humidade.

Associação Reaprender a Viver

Na quarta feira passada, dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, algumas localidades tiveram direito a manto branco, pois a neve deu ares da sua graça.

José Mendes - A arte de trabalhar a pedra

Estamos no último mês do ano, já cheira a Natal.  As ruas estão iluminadas e muitas casas já estão decoradas com a árvore e o presépio. As montras já vendem o Natal. Decorre o advento, sendo tempo de preparação, alegria e de expectativa, em que os fiéis esperam o nascimento de Jesus.

Algumas das nossas terras já não têm transportes públicos

Estamos  a fechar o mês de Novembro. Esta edição é abençoada por Santo André, e como diz o povo: “ no dia de Santo André pega o porco pelo pé, se ele disser quié-quié, diz-lhe que tempo é; se ele disser que tal, que tal, guarda-o para o Natal.”

O tio Mário Melo é mais um artista do nosso povo

Este mês é das almas, por isso tivemos no nosso programa a tia Maria Falcão de Caçarelhos, Vimioso e a tia Felisbina de Constantim, Miranda do Douro, a cantar a encomendação das almas, embora, na maior parte das aldeias, esta tradição só realize na Quaresma.