Ter, 17/08/2021 - 10:50
A candidatura do social-democrata Hernâni Dias apresentou no passado dia 10 os candidatos à Câmara, Assembleia Municipal e às 39 freguesias do concelho de Bragança.
São 1144 pessoas que integram as listas apresentadas pelo PSD no concelho. Cristina Ribeiro, economista de 53 anos, é a candidata à presidência da Assembleia Municipal, lugar agora ocupado por Luís Afonso, que não se recandidata. O PSD apresenta ainda lista a todas as juntas e uniões de freguesia do concelho, sendo 16 deles nomes novos em relação às últimas eleições. Na lista candidata à câmara municipal não há mudanças, com Paulo Xavier em segundo lugar, Fernanda Silva em terceiro, seguida de Miguel Abrunhosa.
Apesar de ainda não adiantar as linhas programáticas da campanha, Hernâni Dias, que se recandidato a um terceiro mandato, afirma que pretende apostar na área social e de desenvolvimento económico. “É um projecto de continuidade, de desenvolvimento do concelho apostado em algumas áreas específicas, como a componente social, do desenvolvimento económico, do estímulo de determinados sectores de actividade, por forma a criar maior capacidade de atrairmos novas empresas e mais investimento, mas também a conseguirmos criar melhores condições para os mais idosos e vulneráveis e para aqueles que, sendo jovens, precisam de numa ajuda para se fixarem na nossa terra e aqui terem o seu posto de trabalho e aqui ficarem a residir, invertendo a tendência de despovoamento”, afirmou.
Há quatro anos, a lista do PSD que Hernâni Dias encabeçou venceu as eleições autárquicas com quase 60% dos votos e a ficou à frente de 34 das 39 freguesias. Agora o autarca, recandidato a um terceiro mandato acredita que pode melhorar o resultado. “Vamos lutar para conseguir ter um resultado muito expressivo e a nossa expectativa é que consigamos um melhor resultado. Vamos lutar para isso, mas a certeza só a teremos no dia da eleição, no próximo dia 26 de Setembro. Eu quando digo um bom resultado é conseguirmos um resultado melhor do que conseguimos há 4 anos”, aponta.
A apresentação foi transmitida on-line a partir do auditório Paulo Quintela e contou com a presença dos candidatos à Câmara, cabeças de lista à Assembleia Municipal e juntas de freguesia. De forma virtual, participou também na sessão o social-democrata Luís Montenegro, que pediu continuidade do actual executivo por entender que “os 8 anos de presidência do Hernâni Dias, tornaram Bragança uma cidade mais atractiva”. Já o presidente a distrital do PSD, Jorge Fidalgo, afirmou que “esta é a única candidatura para Bragança”, e aproveitou para criticar a oposição dizendo que “há candidaturas que o são para os seus próprios partidos, porque não podem virar costas ao partido, há candidaturas que são daqueles que não sabem bem o que são, hoje são uma coisa, amanhã são outra”.