class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-162057 node-type-noticia">

            

Água escasseia em Vimioso

Qua, 17/08/2005 - 16:10


As aldeias do concelho de Vimioso vão ter o abastecimento de água racionado, visto que as torneiras só vão correr 14 horas por dia, entre as 8 e as 22 horas.

A população já foi avisada através de um comunicado e da rádio para poupar este líquido precioso e o usarem em regas ou lavagens de automóveis.
Ao que foi possível apurar o horário estabelecido pelo município de Vimioso não está a ser respeitado, pelo que há dias em que a agua começa a correr mais tarde nas torneiras.
As localidades mais afectadas por este problema vão ser Matela, Santulhão, Carção, Argoselo e Algoso.
Esta medida foi tomada pela autarquia local, tendo como base a diminuição do caudal dos cursos de água que atravessam a região, devido à seca que se faz sentir na região do planalto mirandês, uma das mais sacrificadas do País devido à falta de água. “Estamos com algum receio que não haja água em quantidade para abastecer a população e por este motivo implementou-se esta politica de poupança deste líquido precioso”, frisou o autarca local, José Rodrigues.

Furos minimizam
o problema

No concelho de Vimioso nunca foi feito um estudo que ajudasse a prever a quantidade de água disponível para os períodos de maior consumo. Só agora é que foi lançado este estudo com vista à criação de vários projectos para a construção de mais açudes e pequenas barragens no rio Angueira e Maçãs e outros cursos de água que atravessam aquele concelho transmontano.
Segundo o autarca de Vimioso não houve tempo para implementar estas obras, já que o problema vem de trás, mas situação tem sido minimizada com o recurso a furos artesianos feitos em várias aldeias do concelho.
“Estamos cientes que vai haver problemas no abastecimento, mas para o ano as situação vai melhorar”, assegurou o edil.
Entretanto, já há aldeias que estão a ser abastecidas por autotanques, como é o caso de Junqueira.