Alfândega e Medina estreitam laços

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:09


Foi assinado entre os municípios de Alfândega da Fé e Medina de Rioseco (Espanha) um protocolo de cooperação para estabelecer laços de amizade e cooperação entre as populações dois concelhos.

Esta colaboração que tem como principal objectivo fomentar o diálogo e intercâmbio a nível cultural, económico e social entre instituições e populações destes dois concelhos. A assinatura deste protocolo, que decorreu no auditório do Centro Cultural Mestre José Rodrigues, marca o início de uma relação transfronteiriça que visa estimular actividades no campo desportivo, cultural e artístico, facilitar os contactos entre artesãos, comerciantes, industriais e agricultores bem como estimular as relações e intercâmbios a nível de actividades educativas.
A candidatura a fundos comunitários para a concretização dos projectos a desenvolver é também um dos objectivos deste protocolo. Apesar das diferenças existente entre a vila transmontana e a cidade espanhola o facto é que a proximidade geográfica, bem como traços identificativos a nível cultural são outras das razões apontadas para esta colaboração.
O primeiro passo já foi dado a cerimónia de assinatura do protocolo culminou com as actuações do Grupo de Danças de Medina de Rioseco e do Grupo de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé.