ANGUEIRA cria espaço de lazer

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:32


O Parque de Merendas da Cavada é o principal cartão de visita da aldeia de Angueira, no concelho de Vimioso.

Esta zona de lazer nasceu com a ampliação da antiga praia fluvial da freguesia, que já costumava concentrar alguns populares da aldeia, na época do Verão.
O embelezamento de Angueira, através da recuperação dos recursos naturais, é uma das prioridades da Junta de Freguesia, que decidiu recuperar esta zona para dinamizar o turismo e a economia da aldeia.
O Parque de Merendas, situado mesmo à entrada da localidade, engloba espaços verdes, um espelho de água, um campo de jogos e um espaço com mesas e bancos, para os visitantes poderem comer os seus farnéis.
Além disso, este local também está dotado de casas de banho, uma churrasqueira coberta e um pequeno bar, que se encarregam de satisfazer as necessidades dos forasteiros.
O mini-bar funciona durante todo o ano e foi cedido pela Junta à Comissão de Festas local, com vista à angariação de receitas para as festas da terra.
Os trabalhos de beneficiação incluíram, também, o reforço de um açude, situado naquela parte do rio, com vista à criação de um reservatório de água na zona do parque.
“Este é o espaço ideal para se passar um dia calmo, perto da natureza e da vida rural. Aqui as pessoas têm condições para trazerem o farnel e fazerem as suas refeições”, realça o secretário da Junta de Freguesia de Angueira (JFA), Jorge Fernandes.

Espaço vai ser ampliado

Segundo o responsável, esta intervenção, orçada em cerca de 60 mil euros, foi conseguida no âmbito do programa Agris, que financiou a obra em cerca de 35 mil euros.
Este projecto contou, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Vimioso ao nível do calcetamento e trabalhos de electrificação e canalização, ao passo que os próprios membros da JFA também meteram mãos à obra para conseguirem realizar aquele que era um “sonho” da aldeia.
Contudo, as dificuldades também se impuseram aquando da realização dos trabalhos.
“Nós tínhamos um projecto inicial que teve de ser alterado, para que a obra tivesse mais qualidade, como foi o caso da vedação e da construção de um muro para suportar as terras na parte do rio”, realçou o presidente da JFA, Vítor Pires.
Este Verão, a seca também está a afectar esta zona de lazer, visto que os níveis do rio estão abaixo do normal e o espelho de água, onde se encontram gaivotas, não tem condições para funcionar devido à falta do líquido precioso.
No entanto, Jorge Fernandes salienta que o Parque de Merendas da Cavada “é o melhor espaço de lazer do concelho de Vimioso”, pelo que deixa um convite para visitarem Angueira.
Para o futuro, está prevista mais uma intervenção neste local, para ampliar o espaço com a criação de mais espaços verdes e um parque de estacionamento mais amplo.
O Parque de Merendas de Angueira foi concluído em Julho do ano passado e, desde então, já recebeu visitantes de diferentes pontos de Trás-os-Montes e da vizinha Espanha.