Avós e netos mais unidos

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:17


O Santuário dos Cerejais foi o ponto de encontro entre avós e netos do concelho de Alfândega da Fé, que se juntaram para comemorar o “Dia dos Avós”.

Naquele espaço, cerca de 400 pessoas, passaram um dia diferente. O programa contemplou as diferentes com uma missa religiosa, um almoço convívio e, da parte da tarde, realizou-se um conjunto de jogos tradicionais, tais como sueca, raióla e corrinca. Estas brincadeiras de outros tempos mantiveram o espírito de união e competição entre as duas gerações.
Durante a jornada os avós elogiavam e a estimavam os netos, enquanto os mais novos demonstravam o seu afecto pelos seus avós, independentemente da idade de cada um.
Luísa Cunha, uma avó de 12 netos com idades compreendidas entre os 24 anos e os três anos de idade, elogiou a iniciativa e disse ao Jornal NORDESTE que, hoje, “os netos têm uma criação muito diferente, visto que os jovens têm mais liberdade e um espírito mais traquina”.
Entretanto, a sexagenária lembra que criou os filhos com outras regras. “Agora os netos já têm tudo. Quando eu era nova, os filhos tinham que ajudar os pais e começavam a trabalhar desde meninos. Naquele tempo a vida era dura”, salienta esta idosa com alguma emoção.

Intercâmbio de saberes

Por outro lado, João António, um adolescente de 12 anos, considera que é importante estar ao pé dos avós, “já que através do convívio se aprende muito porque os avós já viveram muitas experiências na vida e sabem muitas coisas”.
Neste dia, todos os avós relembraram o passado, mas no presente os netos chegam a ser mais estimados do que os próprios filhos. O carinho dos avós para com os netos é notório e em muitos dos casos ajudaram a criar diferentes gerações, pelo que agora têm um papel de destaque na sua aprendizagem de vida.
Esta iniciativa, organizada pela autarquia local, teve como principal objectivo dar a conhecer o santuário dos Cerejais e, ao mesmo tempo, proporcionar o convívio para que os avós ainda se sintam úteis.
“Este convívio também permite que haja mais convívio entre avós e netos”, salientou o vereador do município de Alfandega da Fé, António Olaio.
Já na parte religiosa foi evocado o papel que Santa Ana e São Joaquim tiveram na educação do Menino Jesus, sendo este um motivo de exemplo para todos os presentes.