class="html not-front not-logged-in one-sidebar sidebar-second page-node page-node- page-node-166903 node-type-noticia">

            

Azinhoso: um povoado com história

Ter, 11/09/2007 - 10:21


Azinhoso, no concelho de Mogadouro, sofre, à semelhança de outras localidades da região, com a desertificação motivada pela demanda dos filhos da terra à procura de novas oportunidades de vida.

A centenária aldeia não foge à regra e muitos habitantes partiram para França ou para os grandes centros do nosso País, apesar da povoação estar separada da sede de concelho por, apenas, seis quilómetros.
Apesar das contingências da vida economia e social, Azinhoso recorda o tempo em que foi sede de concelho e recebeu o foral de D. João I, que a elevou à categoria de vila, no ano de 1386. Já a 13 de Fevereiro de 1520, D. Manuel I assina um novo foral, comprovando, assim, a remota origem da localidade.
Em 1114, o Papa Pascoal II inclui a povoação de Azinhoso nos limites da Arquidiocese de Braga.
Os tempos passam e a localidade voltou a ganhar importância com D. Martim Soeiro de Ataíde que funda na vila uma Misericórdia e um Hospital, em 1647, para servirem os muitos peregrinos que atravessavam Azinhoso a caminho de Santiago de Compostela (Espanha).
A igreja Paroquial de Santa Maria do Azinhoso é considerada um dos mais belos templos de origem medieval de todo o distrito de Bragança, que foi construído a partir das esmolas do povo.
“No século XIII, os Templários construíram a igreja, mas foram ajudados pela população”, avançou o investigador António Rodrigues Mourinho.
O templo é dos poucos na diocese Bragança - Miranda que se conserva românico, com a sua “cachorrada de modilhões”, de transição para o estilo gótico.
Outro dos monumentos de destaque na povoação é o seu imponente e conservado pelourinho, com cinco metros de altura, que é o símbolo da autonomia judicial da localidade.

Templários mandaram erguer a igreja paroquial de Azinhoso com a ajuda do povo

Em termos económicos, os judeus foram uma presença marcante no Azinhoso. A comprovar a teoria está o local de “Pelames”, onde os peleiros locais curtiam as peles. Existem, ainda, registos da existência de uma comunidade judaica na aldeia.
Azinhoso é uma das localidades do concelho de Mogadouro mais visitada pelos turistas, pois possui um património histórico muito rico, como a ponte romana, fonte de mergulho, ermida da Senhora do Carrasco, bem como diversos locais de peregrinação para as gentes da região.
Actualmente, um dos pontos de atracção do Azinhoso é a tradicional Feira dos Burros, que continua a atrair centenas de pessoas à localidade.
O certame foi reactivado há quatro anos por iniciativa da Junta de Freguesia e do pároco local, que têm contribuído para a sua afirmação.
Recentemente, Azinhoso viu a sua velha escala primária ser transformada num Centro de Instrução de Voo Planado e alojamento para pilotos, já que o Aeródromo Municipal de Mogadouro se encontra instalado na área da freguesia.
Além disso, já é notório que os filhos da terra começam a recuperar velhas casas e a transformá-las em modernas habitações