Barragem de Sambade reforça abastecimento

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 15:59


O abastecimento de água no concelho de Alfândega da Fé vai ser reforçado com a construção da barragem de Sambade, que vai nascer na Ribeira da Fonte do Atalho, no lugar de Laguna, naquela freguesia.

O concurso para a construção deste empreendimento, que vai aumentar as reservas de água no concelho de Alfândega da Fé, foi lançado na passada sexta-feira.
Este projecto, da responsabilidade da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, tem como principal objectivo garantir o abastecimento de água domiciliário.
Com a construção desta barragem e a conclusão de outra no Vale da Vilariça, mais propriamente em Santa Justa, o concelho de Alfândega da Fé passará a ter uma capacidade de armazenamento de água de cerca de 10 milhões de metros cúbicos.
O plano de regadio da barragem de Sambade também está a ser equacionado. No entanto, esta é uma área da responsabilidade directa da Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes.
Trata-se de um investimento de cerca de 8 milhões de euros que inclui, para além da barragem, a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água, das condutas adutoras e reservatórios.

Barragem vai abastecer
o concelho

Apesar do concelho ainda não apresentar problemas significativos ao nível do abastecimento de água, é fundamental assegurar condições tanto no campo da qualidade como da quantidade, pelo que a construção desta infra-estrutura visa acautelar eventuais falhas a este nível.
Esta barragem vai fazer com que todas as freguesias do Concelho de Alfândega da Fé passem a ser abastecidas pelo sistema público de abastecimento de água, deixando de existir localidades servidas por furos ou nascentes, o que garante uma maior margem de segurança na qualidade e na quantidade de água.
Para além disso, a construção desta barragem vai possibilitar que o empreendimento da Esteveinha passe a servir apenas para regadio, visto que as freguesias que eram abastecidas por este equipamento vão passar para a receber água através da barragem de Sambade.
Esta mudança vai garantir o regadio numa área de 230 hectares e vem resolver o corte do fornecimento de água para regadio, um problema que é enfrentado todos os Verões, dada a necessidade de assegurar água para consumo humano.
Com a desactivação da barragem da Esteveinha do abastecimento da rede pública, a construção de uma zona de recreio e de lazer, que incluirá o parque de campismo, junto a este equipamento vai ser uma realidade, o que vai permitir a transformação desta zona num pólo de desenvolvimento e atracção turística.