Ter, 11/10/2005 - 15:35
Esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto cultural intitulado “Territórios Ibéricos” que está a ser desenvolvido entre a Delegação Regional da Cultura do Norte e a Junta de Castela e Leão, que está a ser financiado pelo programa comunitário Interreg II A.
Durante a apresentação da acção “maletas literárias”, a delegada regional da cultura do Norte, Helena Gil, salientou a importância deste projecto para a divulgação da literatura portuguesa na região de Castela e Leão.
“Aquilo que nós pretendemos com este projecto é fazer um intercâmbio daquilo que une os dois países, mas também destacar aquilo que singulariza Portugal”, salientou Helena Gil.
A responsável acrescentou, ainda, que a literatura é a melhor maneira de divulgar a identidade de um povo, pelo que uma das acções desenvolvidas foi o intercâmbio de obras literárias entre os dois países.
Divulgar a literatura
portuguesa
No âmbito desta acção, a biblioteca de Bragança recebeu 200 obras literárias de 50 escritores espanhóis. O próximo passo passa pela entrega na região de Castela e Leão do mesmo número de livros, entre os quais se destacam nomes sonantes da literatura portuguesa. Miguel Torga, Manuel Alegre, Lídia Jorge, Agustina Beça Luís e Mário Cláudio são alguns dos autores que vão representar a literatura contemporânea portuguesa em Espanha.
Contudo, a delegada regional da Cultura do Norte realça que entre os 200 livros da literatura portuguesa, os escritores do Nordeste Transmontano também vão marcar presença com as suas obras.
A par da divulgação da cultura castelhana levada a cabo pelo escritor Jesús Ferrero e pelo crítico literário António Piedra, Helena Gil realçou que os espanhóis têm um conhecimento mais alargado da literatura portuguesa do que os portugueses da literatura espanhola.
Os livros de literatura espanhola vão passar a fazer parte do espólio da biblioteca de Bragança, para, no futuro, se criar um pequeno núcleo de literatura castelhana que pode ser aumentado em projectos futuros.