Ter, 25/10/2005 - 14:55
Estas actividades, inseridas nas comemorações do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, procuraram sensibilizar as crianças para a adopção de estilos de vida saudáveis.
Durante a tarde, cerca de 110 crianças, algumas delas com problemas sociais, realizaram várias actividades didácticas nos diferentes ateliers, tendo sido sensibilizados para os cuidados de higiene diários e para as regras duma alimentação saudável.
Além dos trabalhos práticos, os mais pequenos também assistiram a um vídeo sobre a prevenção primária de toxicodependências, que focava, essencialmente, a problemática do álcool.
No final das actividades, subordinadas ao tema “Crescer Saudável”, as crianças elaboraram trabalhos sobre aquilo que aprenderam nos ateliers e, posteriormente, participaram num lanche convívio.
Estudar focos de pobreza
Esta iniciativa contou com a participação e colaboração da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, da Obra Social Padre Miguel, dos Centros Paroquiais Santo Condestável e São Bento e São Francisco, do Centro Social Obra Kolping e do Secretariado Diocesano de Bragança da Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos. De Macedo de Cavaleiros veio o Centro D. Abílio Vaz das Neves. Já a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT) participou nas actividades com adultos portadores de deficiência.
As iniciativas contaram, ainda, com a colaboração da Associação Reaprender a Viver e da Casa do Trabalho Dr. Oliveira Salazar.
Até ao final do ano, a REAPN pretende fazer a caracterização sócio-económica do distrito de Bragança, realizar acções de formação destinadas aos técnicos das IPSS e elaborar trabalhos de investigação, para, posteriormente, fazer chegar a informação aos parceiros.
Neste momento, também está a ser elaborado um estudo para identificar os focos de pobreza e exclusão social no distrito de Bragança, que só terá conclusões a longo prazo.