Burros terapêuticos

PUB.

Ter, 27/09/2005 - 16:51


A Associação para o Estudo e Protecção de Gado Asinino (AEPGA) vai realizar um curso de formação em Asinoterapia e outras terapias assistidas por estes animais.

A iniciativa vai decorrer no âmbito do II Encontro de Asinomediação para crianças com necessidades especiais em Trás-os-Montes, que vai decorre entre os dias 6 e 8 do próximo mês.
Actualmente, a AEPGA já possui parcerias com duas das instituições mais importantes da Europa, que desenvolvem trabalho na área da deficiência mental, utilizando a raça asinina como recurso terapêutico.
A Associação inglesa “The Donkey Sanctuary, que desenvolve asinoterapia desde a década de 70, e a Associação francesa “Mediâne”, pioneira na asinomediação, vão colaborar e dinamizar o Curso de Formação em terapias asininas.
Este curso tem como principal objectivo formar técnicos especializados na área da Asinoterapia e da Asinomediação, que possam contribuir para a implementação desta técnica nas instituições que trabalhem na área da deficiência, no nosso País.
Durante o curso, os formandos vão ter oportunidade de conhecer os animais, através do contacto e de exercícios que lhe possibilitem a aprendizagem de um código de comunicação com o burro e o desenvolvimento de várias funções físicas.
No final da acção, os futuros especialistas em terapias asininas vão receber um certificado de formação, que lhes confere competências de acção na área da Asinoterapia/Asinomediação.
O II Encontro de Asinomediação vai contar com a presença de vários grupos de crianças com necessidades especiais dos concelhos de Miranda do Douro e Vimioso, da APPACDM de Sabrosa, da Associação ASTA, de Almeida e de Valladolid (Espanha).
Estas crianças com necessidades especiais participarão nos ateliers práticos que se vão realizar durante o curso de formação.