Centro de Dia acolhe toxicodependentes

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 15:47


A Associação Reaprender a Viver (ARV) inaugurou, na passada quinta-feira, em Bragança, um Centro de Dia para ajudar os toxicodependentes a inserirem-se na sociedade e apoiar as suas famílias.

Este novo espaço de acolhimento é um complemento ao trabalho da Equipa de Rua, uma vez que os membros deste projecto vão procurar encaminhar os casos de toxicodependência já identificados para o Centro de Dia.
Segundo a coordenadora da ARV, o principal objectivo desta iniciativa é dar aos utentes mais qualidade de vida, tentando inseri-los, ao mesmo tempo, no mercado de trabalho.
Contudo, a responsável sublinha que esta é uma tarefa difícil. Sendo assim, os membros da associação vão começar o seu trabalho a mostrar aos toxicodependentes que a vida é muito mais do que o mundo das drogas, para que eles comecem a repensar as suas vidas.
Para já, o Centro de Dia está aberto diariamente das 14 às 17:30 horas e tem à disposição dos utentes inúmeras actividades, tais como vários ateliers ocupacionais de pintura e Arraiolos, jogos de damas ou xadrez. Contudo, os utentes também podem fazer as suas sugestões para enriquecer o leque de iniciativas da instituição.

Associação precisa
de donativos

“Se eles estiverem interessados também podem criar uma equipa de futebol ou de outra modalidade desportiva e, no futuro, até podem competir em campeonatos”, salienta a coordenadora da ARV.
Para além das actividades lúdicas, os toxicodependentes podem ter acompanhamento psico-social e fazer a sua higiene pessoal.
Dada a complexidade do mundo da toxicodependência e daqueles que são obrigados a lidar com ele diariamente, este espaço também tem as portas abertas às famílias dos utentes.
O atendimento funciona na base do anonimato, pelo que a associação só alerta as pessoas para “respeitarem e preservarem o espaço que frequentam”.
Os utentes podem permanecer no Centro de Dia o tempo que quiserem. Por isso, a associação está a tentar arranjar ajudas para poder distribuir lanches, uma vez que, para alguns dos toxicodependentes, “poderá ser a única refeição do dia”.
Apesar deste centro já estar a funcionar, a coordenadora da associação realça que ainda é preciso fazer alguns acabamentos. “Ainda falta pôr o chão e também precisamos de um esquentador. Por isso, apelamos à boa vontade das pessoas que nos queiram ajudar”, acrescentou a responsável.
Este espaço, situado no bairro do Fomento, foi cedido pela Câmara Municipal de Bragança, que também contribuiu para a sua restauração.
A associação agradece, ainda, o apoio da GORCIN- Gabinete de Contabilidade, da Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação e da Junta de Freguesia de Santa Maria.