CIM-TTM lança duas novas linhas de transporte público de passageiros

PUB.

Ter, 08/09/2020 - 12:07


Linhas entre Mirandela – Bragança e Vila Flor – Macedo de Cavaleiros servem, sobretudo, população que se desloca diariamente entre estas localidades para trabalhar ou estuda

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os- -Montes (CIM-TTM) tem em funcionamento, desde o dia 1 deste mês, duas novas linhas de transporte público de passageiros. Os circuitos são entre Mirandela – Bragança e Vila Flor – Macedo de Cavaleiros. Segundo confirmou o presidente da comunidade intermunicipal, Artur Nunes, foram criados devido à experiência de Dezembro do ano passado, quando os habitantes dos concelhos que integram a CIM puderam fazer viagens de autocarro entre municípios e regiões a um preço reduzido. Nessa altura, a comunidade intermunicipal percebeu que haveria algumas ligações deficitárias. “Detectámos falhas ao nível da regularidade, preços e necessidades efectivas, o que nos incentivou a criar estas linhas”, justificou Artur Nunes, acrescentando que será agora testada a eficácia das linhas. As linhas foram criadas, sobretudo, por causa da população que se desloca diariamente, para estudar ou trabalhar, entre aquelas localidades. A implementação dos circuitos, como frisou o também presidente da câmara de Miranda do Douro, virá suprir a necessidade de uma carreira regular com horários compatíveis com as jornadas de trabalho. Além disso, o presidente da CIM-TTM sublinhou ainda que “esta é também uma forma de impulsionar o uso de transporte públicos” e, ao mesmo tempo, estimular a mobilidade entre concelhos. Uma forma de contribuir ainda para a diminuição da pegada ecológica e das despesas com as deslocações. As linhas funcionam todos os dias úteis. 

 
Linhas vão testar implementação do plano de transportes
A implementação destas linhas é um projecto piloto, que estará em funcionamento até ao final do ano. Com os circuitos criados, para já, prevê-se perceber como pode ser implementado o plano que a CIM-TTM anunciou para garantir transporte público em todo o território, uma ideia já aprovada em Junho do ano passado. O concurso público para adjudicar o serviço para que o transporte público cubra toda a região já deveria também estar lançado. Em Setembro de 2019 a CIM anunciou que o novo sistema de transportes deveria ser adjudicado no primeiro trimestre deste ano. Apesar de o prazo não se ter cumprido, Artur Nunes garante que foi feito todo o trabalho possível e espera que em breve todo o território tenha linhas que garantam uma boa mobilidade. “Vamos fazer o concurso público para gestão integrada dos transportes em toda a área da CIM, já o anunciámos. Esperemos que seja lançado brevemente”, confirmou, assumindo que “o utilizador, o cidadão comum, vai notar, de facto, uma maior eficiência e proximidade em função das suas necessidades”. Questionado sobre quando se prevê que a rede de transportes públicos esteja em funcionamento, Artur Nunes garantiu que “até 2021 a rede vai funcionar”. “Não tenho dúvidas”, acrescentou.
 
Jornalista: 
Carina Alves