Descontos nas portagens chegam à A4... apenas nas variantes

PUB.

Qua, 27/07/2016 - 15:25


Redução de 15 % aplicada somente nas variantes de Bragança e Vila Real. Descontos são bem aceites apesar de ficar aquém das expectativas.

O troço da A4 entre Amarante e Quintanilha, no concelho de Bragança,  deverá ter descontos de 15% nas portagens, já a partir do próximo mês. O governo anunciou que vai aplicar os descontos a todos os veículos que circulem na A22, A23, A24 e em partes da A4 e A25. 

No caso da A4 fica de fora desta medida o troço entre Matosinhos e Amarante. Quanto às portagens do túnel do Marão, o governo esclareceu que “o preço praticado já abrange os 15% de desconto”.Sendo assim, os descontos de 15% por centro acabam por beneficiar apenas as portagens das variantes de Vila Real e Bragança.

Por exemplo, na primeira classe de veículos, o valor a taxar na variante de Bragança será de 0,55 €, menos 10 cêntimos do que actualmente. Já na quarta classe, o desconto traduz-se em 20 cêntimos, passando a ser pago o valor de 1,40€ nos nós de Bragança.

A portaria que prevê estes descontos foi publicada na passada quarta-feira e entra em vigor no próximo mês. No documento, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas estabelece ainda descontos especiais para veículos de transporte de mercadorias nas referidas auto-estradas. No caso dos veículos das classes 2,3 e 4”afectos ao transporte rodoviário de mercadorias por conta de outrem ou público”, o desconto “é alargado aos lanços e sublanços da auto-estrada A4 Túnel do Marão”, refere o respectivo artigo publicado em Diário da República.

Desta forma, os veículos de transporte de mercadorias podem usufruir de um desconto de 30% no período nocturno, entre as 20 horas até às 7:59 da manhã e aos feriados e fins - de – semana, nos referidos troços.

 

 

Destaque: Os veículos de transporte de mercadorias vão poder usufruir de 30% de desconto, no período nocturno, incluindo no túnel do Marão.

 

Valor dos descontos não agrada a todos

 

O presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes congratula-se com o anúncio destes descontos nas portagens. Américo Pereira admite que o ideal seria que a A4 não fosse portajada mas, não havendo condições para isso, considera que esta redução de 15 por cento é positiva para a região.“ O ideal seria, de facto, a isenção de pagamento mas, parece-me que uma visão séria sobre o assunto mostra que não se poderá, de forma alguma fazer essa reivindicação. De facto, não há condições para que isso aconteça. Daí que esta redução de 15% seja muito importante e relevante. Vai ter bastante peso na economia da região porque, naturalmente vai reduzir os custos de todos aqueles que precisam de utilizar a auto-estrada na sua vida diária”, considera.

O também autarca de Vinhais acredita que esta medida demonstra a preocupação do governo com o interior do país. “Isto também é um sinal claro de que este governo está a ponderar aspectos importantes, em que está a dar sinal de preocupação com o interior do país e isso”, acrescentou o socialista.

Por outro lado, o presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, defende a abolição das portagens, lembrando que não há alternativa. Ainda assim, o autarca considera que esta medida sempre é melhor do que nada.“É sempre melhor pagar menos do que pagar mais. De qualquer forma, a nossa posição é sempre de defesa da abolição das portagens, uma vez que o desconto que agora é feito é insignificante. Tendo em conta que a nossa região ainda não atingiu os patamares de desenvolvimento de outras zonas do país, entendemos pelo facto de não haver alternativa a esta auto-estrada, deveria haver uma isenção das portagens, até porque, neste momento, o desconto incide apenas sobre as variantes de Bragança e Vila Real, quando a auto-estrada, até ao Porto, incluindo o túnel do Marão, não tem esse desconto”, referiu.

Quanto ao túnel do Marão, que o governo esclareceu que já tem o desconto de 15% incluído nos valores praticados actualmente, Hernâni Dias não fica muito convencido. “Não sabemos se esse desconto foi tido em conta ou não. O valor inicialmente praticado é aquele que está a ser praticado hoje e eu não me recordo de ter ouvido o governo dizer que esse valor já seria com um desconto de 15%, relativamente àquilo que seria, eventualmente, uma ideia inicial”, observou o autarca brigantino.

 

PCP classifica descontos nas portagens como “operação de propaganda do governo”

 

O Partido Comunista considera que o desconto de 15% nas portagens da A4, que na prática se traduz em reduções nas variantes de Bragança e Vila Real, em pouco ou nada contribui para a dinamização da economia regional. 

O dirigente regional do PCP, António Morais, lembra que o partido tem vindo a reivindicar a abolição total de portagens na A4, por considerar que esta seria a melhor solução para as populações, numa via que não tem alternativa. “Não tem sentido qualquer tipo de portagem na A4 porque não tem alternativa. E 15% é muito pouco, se estivéssemos a falar da pertinência desta quantia mas não, isto não é nada. Não tem significado efectivo nos rendimentos das pessoas, quer sejam elas comerciantes, industriais ou o cidadão comum que tem de se deslocar nesta região”, frisou.

 Apesar do Partido Comunista apoiar o actual governo, António Morais frisa que “não é por isso” que têm de apoiar medidas que em nada beneficiam as populações, como consideram ser os descontos nas portagens que entram em vigor no próximo mês.”Depois do governo ter anunciado ontem que, a partir do próximo mês, vão ser aplicados descontos em várias auto-estradas, incluindo partes da A4, o Partido Comunista retoma a ideia há muito defendida de abolição total de portagens nesta via, acusando mesmo o governo de estar a levar a cabo uma “operação de propaganda", ao anunciar descontos que os comunistas consideram “insignificantes”.