Escola Agrária quer cativar alunos

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 16:59


O aumento da qualidade científica e o reforço na investigação são os principais desafios que o novo presidente do Conselho Executivo da Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Bragança, Albino Bento, se propõe enfrentar.

As principais linhas para o próximo mandato foram divulgadas, na passada quinta-feira, na tomada de posse dos novos membros dirigentes da ESA.
Albino Bento sucedeu ao antigo presidente, Orlando Rodrigues, numa eleição nominal, dado que não houve mais listas candidatas.
O novo presidente quer cativar mais alunos para a ESA, uma vez que “a área das ciências agrárias atravessa um momento de crise, em relação ao número de candidatos”.
As questões financeiras são outra das preocupações de Albino Bento, que pretende conseguir meios financeiros extras através do reforço da investigação, naquele estabelecimento de ensino.
Para colmatar a falta de alunos, a ESA também vai criar cursos de especificação tecnológica, para “abrir uma porta” aos alunos que vão terminar o ensino secundário sem conseguirem alcançar os valores mínimos, para ingressarem no Ensino Superior.
Neste momento, estão a ser ministrados seis cursos na ESA, um número que vai aumentar já no próximo ano lectivo.
“Já foram aprovados mais dois cursos inovadores em termos de Ensino Superior, :que são a Tecnologia Veterinária e a Fitoquímica e Fitofarmacologia”, salienta Albino Bento.