Estudante bielorrussa produziu painel inédito na Escola Emídio Garcia

PUB.

Qui, 23/06/2016 - 16:25


A arte e os contos russos inspiraram Lizaveta Yurkevich, que se mudou para Bragança há quase dois anos com a família, a produzir um painel, que concluiu no ano lectivo que agora terminou, na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança.

A ideia surgiu numa aula do 10º ano, que agora concluiu. “Esta foi uma forma de integrar a aluna do curso de Artes Visuais na comunidade educativa. É uma jovem que desenha bastante bem e, através da ilustração de um conto tradicional da terra dela, foi também uma forma de a ajudá-la a familiarizar-se com a língua portuguesa, já que, além de desenhar, escreveu o conto nas duas línguas”, contou o professor de Desenho, Manuel Trovisco.

A jovem de 17 anos admite que a integração no novo país, na nova cidade e na nova escola “foi um pouco difícil, inicialmente”. Depois de ter frequentado o curso de Ciências, decidiu mudar-se para Artes e garante que agora se sente bem, pois faz aquilo que gosta.

A técnica utilizada neste painel foi a grafite. O conto escolhido foi “Baba Yaga e o menino audacioso”. “Escolhi este conto porque representa muito bem o espírito dos contos russos. Demorei cerca de seis meses a fazê-lo. Deu bastante trabalho porque, além do desenho, tive de traduzir o conto para português, mas valeu a pena”, referiu Lizaveta Yurkevich ao Jornal Nordeste. 

Jornalista: 
Sara Geraldes