ETAR já funciona em Alfândega

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:01


A Estação de Tratamento de Águas Residuais ( ETAR) de Alfândega da Fé, que garante o tratamento de todas as águas residuais da vila, foi inaugurada na passada sexta-feira.

Esta obra, da responsabilidade da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi orçada em mais de 900 mil euros.
Com a construção deste empreendimento, que vai servir cerca de 2 mil habitantes, a autarquia garante que o problema dos esgotos na vila está solucionado.
Para resolver este problema nas freguesias do concelho, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé tem em marcha um projecto, que implica a construção de ETARS compactas em todas as freguesias.
Desta forma pretende-se evitar a poluição de rios, riachos e ribeiros e acabar com a utilização de fossas sépticas que, em muitos dos casos, não são eficazes e os esgotos acabam por ir parar às linhas de água.
Até ao momento, já foram construídas 11 ETARS compactas nas localidades de Colmeais, Cabreira, Saldonha, Gebelim, Sardão, Vilarelhos, Felgueiras, Parada e Castelo.
Numa segunda fase está prevista a construção de mais 22 equipamentos, que vão permitir a resolução de grande parte do problema a nível do tratamento de águas residuais no concelho de Alfândega da Fé.
As infra-estruturas previstas vão ficar situadas em Agrobom, Cerejais, Picões, Ferradosa, Sendim da Serra, Sendim da Ribeira, Eucísia (1), Santa Justa, Vilares da Vilariça, Pombal, Soeima, Vilarchão, Valverde e Valpereiro.