Fernando Pimenta revalida título nacional em Mirandela

PUB.

Seg, 24/05/2021 - 16:01


O canoísta do S.L. Benfica conseguiu o 13º título nacional. Pimenta venceu em K1 5.000 metros.

O rio Tua foi o palco da consagração, mais uma vez do atleta olímpico. Fernando Pimenta conquistou, no domingo, 13º título de campeão consecutivo na prova de K1 seniores masculinos no Campeonato Nacional de Fundo, que pela primeira vez se realizou em Mirandela.

O canoísta do Benfica concluiu a prova dos 5.000 metros em 19.59,87 minutos, depois de há uma semana ter conquistado duas medalhas de bronze na Taça do Mundo, na Hungria. Pimenta chegou a Mirandela bastante motivado, apesar de ainda sentir algum cansaço da prova mundial. “A Taça do Mundo foi muito exigente a viagem muito dura. Quando cheguei tive que arrancar logo para estágio. A semana foi dura em termos de treino. Claro que estava motivado e tento sempre passar a motivação para os que me rodeiam”, disse.

O atleta, natural de Ponte de Lima, fez questão de participar no campeonato nacional, este realizado na cidade to Tua. “A canoagem e a cidade de Mirandela, pela aposta nesta competição, merecem o meu respeito e a minha presença. Ter vindo aqui defender o meu título foi especial”.

Fernando Pimenta, que tem presença garantida nos Jogos Olímpicos em Tóquio, realçou as boas condições do rio Tua para receber o campeonato nacional de canoagem. “Consegui reparar que quase toda a gente que estava a assistir à prova estava de máscara ao ar livre. Havia muita gente a assistir. O plano de água é bom e fiquei bastante contente numa prova com estas condições”.

Em seniores masculinos o pódio ficou completo com Fábio Cameira (Alhandra SC) no segundo lugar e José Ramalho (CN Prado) na terceira posição.

Na categoria K1 seniores feminino, Teresa Portela, também do Benfica, é campeã nacional, completando a prova em 22.44,30 minutos, à frente de Maria Rei (ACR Saavedra Guedes) e Mariana Barros (CNP Lima), segunda e terceira classificadas, respectivamente. O Clube Náutico de Ponte de Lima foi o vencedor por equipas.

Campeonato deve regressar a Mirandela em 2022

No próximo ano é grande a possibilidade de Mirandela voltar a receber o campeonato nacional de fundo de canoagem. “É uma avaliação que temos que fazer. Não foi um evento fácil de organizar neste contexto pandémico, mas se houver vontade de todas as partes envolvidas voltaremos no próximo ano. O feedback dos atletas e clubes, apesar da distância, é que valeu a pena estar em Mirandela”, sublinhou o presidente da Federação Portuguesa da modalidade, Vítor Félix.

E Orlando Pires, vice-presidente do município, que está confiante no regresso da prova no próximo ano, destacou o comportamento exemplar de quem assistiu à prova em tempo de pandemia. “Em primeiro lugar tenho que deixar uma palavra de apreço aos mirandelenses e a quem nos visitou, foram exemplares. Aquilo que nos dizem é que temos um espaço de excelência e será para repetir este evento e estágios. Agradecer ainda à comunicação social a forma como deu eco ao evento e à nossa hotelaria que deixou toda a gente com vontade de voltar a Mirandela”.

Em prova estiveram 812 atletas de 50 clubes.

 

Jornalista: 
Susana Madureira