Gaivotas na albufeira de Miranda

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 17:00


A zona ribeirinha do Douro Internacional, junto à cidade de Miranda do Douro, tem um novo espaço de lazer.

É que a zona do embarcadouro, construído pela Câmara Municipal, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza, foi equipada com gaivotas e canoas que permitem aos turistas e aos residentes uma nova oportunidade de turismo fluvial.
Segundo o autarca local, Manuel Rodrigo, “o que se pretende é dinamizar aquela área da albufeira de Miranda do Douro”. Para tal, o cais fluvial foi equipado com quatro gaivotas e oito canoas. Além disso, o local “tem ao dispor um professor de Educação Física, o que possibilita a aprendizagem de técnicas para os desportos náuticos em espaços naturais”, salienta o edil.
A pensar nestas actividades, a autarquia vai começar a construir uma escola de desportos náuticos para ocupação dos tempos livres dos jovens e dos turistas que visitam aquele espaço.
Segundo Manuel Rodrigo, “para melhor aproveitar o potencial turístico daquela zona do rio Douro, a Câmara já está a estudar a aquisição de um barco panorâmico destinado ao Turismo Natureza, de forma a poder mostrar as crianças e idosos todo o potencial da fauna e flora do Douro Internacional”.
Tendo em conta que uma das apostas do concelho é o Turismo Natureza, o autarca espera que o polémico Plano de Ordenamento do Parque Natural do Douro Internacional, recentemente aprovado, não coloque entraves a este sector.
Manuel Rodrigo diz ter garantias do Ministério do Ambiente em relação à exploração turística da albufeira de Miranda. “Penso que as candidaturas dos operadores turísticos não terão entraves, pois não faz sentido haver só um operador na albufeira”, defende o edil.