GIMONDE inaugura Santuário

PUB.

Ter, 27/09/2005 - 16:48


A aldeia de Gimonde assistiu, anteontem, à inauguração da capela dedicada ao culto da Santa Columbina, que representa um grande símbolo religioso para a população daquela aldeia do concelho de Bragança,

A obra impõe-se pela sua grandiosidade, no cimo do monte, e encontra-se rodeada pelos rios e pela vegetação daquela aldeia.
O estilo simples e moderno é a principal característica deste templo, que tem capacidade para acolher cerca de 500 fiéis.
Segundo o pároco da aldeia, Sobrinho Alves, a capela tem um simbolismo e um significado muito próprio, uma vez que o culto à Santa Columbina é uma tradição das gentes de Gimonde.
“O santuário, todo ele em branco, é dedicado a uma santa que foi virgem e mártir. Por isso, o branco representa a limpidez tanto ao nível das palavras como dos actos e dos pensamentos”, enfatizou o pároco.

Templo recebeu prémio
de distinção

A par dos traços direitos e simples, a capela possui, apenas, uma porta de entrada, que vai de uma ponta à outra das paredes traseiras, uma característica que também distingue este templo das restantes capelas do Nordeste Transmontano.
A obra, da autoria do arquitecto Luís Ferreira, já recebeu um prémio da “Melhor construção de Arte Sacra no Norte do País”.
Os trabalhos arrancaram há cerca de dois anos, mas os obstáculos financeiros acabaram por demorar a conclusão do templo. A empreitada custou cerca de 150 mil euros, comparticipados através duma candidatura a Trabalhos de Natureza Simples e pela Câmara Municipal de Bragança.
A população da aldeia também deu o seu contributo com os habituais donativos. Maria Teresa tem 83 anos e lembra que a Santa Columbina é muito importante para as gentes de Gimonde, sendo recordada pelos milagres que tem feito ao longo dos anos.

Requalificação do
espaço envolvente

A devoção a Santa Columbina também é enfatizada por Militão de Carvalho, 67 anos, que realçou a importância da construção da capela para a população de Gimonde. “Eu acho que o templo está muito bonito. Além disso, é muito importante para a população poder rezar e venerar a Santa Columbina”, realçou este popular.
Agora que a obra é uma realidade, o arquitecto já está a desenvolver um estudo paisagístico para a requalificação da zona envolvente ao Santuário.
No interior da capela também faltam alguns acabamentos, bem como algum recheio, nomeadamente os bancos, o altar e o cadeirão.
No dia da benção do santuário, presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes, também foi inaugurado o novo cemitério da aldeia.
Neste dia, a população também fez uma festa para comemorar os 25 anos que Sobrinho Alves leva como pároco de Gimonde.