Idosos concentram-se em Mogadouro

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:12


Cerca de 800 pessoas concentraram-se na vila de Mogadouro, no passado sábado, para mais um Encontro de Anciãos.

Esta iniciativa foi organizada pela autarquia local que tentou proporcionar à terceira idade um dia diferente, onde o convívio entre pessoas do mesmo concelho moveu este encontro.
A reunião começou bem cedo, em plena Alameda de nossa Senhora do Caminho, com uma missa. Durante este momento, nem o calor que se fazia sentir demoveu os devotos da Sra. do Caminho, uma imagem muito venerada pelas gentes do concelho de Mogadouro.
Depois da missa, os idosos foram transportados em autocarro para o Aeródromo Municipal de Mogadouro (AMM), onde foi servido um almoço convívio.

Idosos recordam
velhos tempos

Enquanto decorria o almoço, as conversas giravam quase sempre em torno do passado de cada um e demonstravam as saudades daqueles tempos, mas só o apetite de alguns fazia esquecer algumas mazelas provocadas pela passagem dos anos.
Ao que foi possível apurar, os idosos representam cerca de 30 por cento da população do concelho de Mogadouro, pelo que é importante criar ocupações para estas pessoas.
Este ano, o convívio teve uma componente diferente já que com a inauguração do AMM foi proporcionado a alguns seniores o seu baptismo aéreo. Este foi, para alguns, o primeiro contacto com aeronaves, já que foi feita uma visita ao futuro centro de voo planado de Mogadouro.
O autarca local, Morais Machado, relembrou a importância de dar assistência, em vários campos, aos mais idosos, visto que muitos se encontram afastados dos familiares e dos próprios filhos. Por isso, a vila decidiu apostar num programa de protecção à velhice, no qual se insere a Unidade Móvel de Saúde e uma Unidade de Cuidados Continuados para idosos, que se encontra em fase final de adaptação.
Estes encontros da terceira idade são fundamentais, já que de ano para ano o número de pessoas vai aumentando, o que leva a um maior empenhadas das autoridades locais em proporcionar encontros desta natureza para a ocupação dos tempos livres.