Igreja de Sambade vai sofrer obras

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:07


A igreja matriz de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, vai sofrer obras de beneficiação no interior e no exterior.

O auto de consignação da obra foi assinado, na passada sexta-feira, entre a Câmara Municipal de Alfândega da Fé e a empresa que vai executar a empreitada.
Os trabalhos, orçados em cerca de 250 mil euros, englobam o restauro total da cobertura e das paredes exteriores e interiores, a colocação de caixilharias novas, de pavimentos de madeira e de um dreno à volta do perímetro da Igreja, bem como a consolidação do Altar-Mor e a picagem das argamassas de cimento no pavimento lajeado de granito.
Este templo, datado do século XVIII, é classificado como um edifício de interesse público que representa a riqueza do património da região. Contudo, apresenta algumas deficiências estruturais, que caso não sejam corrigidas atempadamente podem originar a degradação total deste edifício religioso emblemático.

Templo envolto
numa lenda

As obras, que deverão ter início ainda durante este mês, vão continuar a ser acompanhadas pelo Instituto Português de Arqueologia, tal como aconteceu com o projecto de recuperação.
Segundo os mais antigos, este templo está ligado a uma lenda. Conta o povo que na época da construção do edifício o padre da freguesia matou a irmã e escondeu o cadáver no interior desta igreja. Passados muitos anos foram feitas escavações naquele local e foi encontrado um corpo incorrupto, que foi identificado como sendo o da irmã do padre. Este acontecimento levou os habitantes de Sambade a venerá-la.
Este templo apresenta características da arquitectura neoclássica, pelo que se identifica pelas proporções bem definidas e pela planta de dois corpos.