IZEDA assegura água

PUB.

Ter, 09/08/2005 - 16:02


Foi com a promessa de remodelação da Extensão de Saúde que Izeda comemorou o 15º aniversário de elevação a vila.

O auto de consignação esteve prestes a realizar-se anteontem, mas um atraso na obtenção da garantia bancária por parte do empreiteiro fez adiar a cerimónia para outra data.
De qualquer forma, parece que é desta que as obras vão avançar, tendo em vista a modernização e criação de novas valências na Extensão de Saúde, incluindo a Medicina Dentária.
O anúncio foi feito pelo presidente da Junta de Freguesia de Izeda (JFI), Amílcar Maurício, no decorrer das cerimónias comemorativas. Este ano, a festa não coincidiu com um período de falta de água, dado que o problema tem vindo a ser resolvido pela Câmara Municipal de Bragança (CMB).
Segundo o autarca, passados quinze anos de elevação a vila, “continua a luta pela obtenção de água em qualidade e quantidade”. Para tal, foi colocada uma nova conduta de 1.380 metros entre a zona do Seixagal e a entrada norte da localidade, que tem permitido dar resposta às necessidades. “Até agora ainda não houve falta de água”, garante Amílcar Maurício, acrescentando que a colocação de 300 contadores também contribuiu para evitar desperdícios.

Novo jardim

A par da assinatura da empreitada da Extensão de Saúde, também o novo jardim Dr. Alves da Veiga esteve quase a ser inaugurado, não fossem os atrasos na obra. Segundo o presidente da Junta, falta apenas concluir a parte eléctrica para inaugurar esta nova zona de lazer, o que vai acontecer no início de Setembro.
O novo jardim, a par do Largo do Toural e da Rotunda dos Olivicultores, são as obras destacadas por Amílcar Maurício ao nível da requalificação urbanística da vila. A primeira tem sido palco da Feira do Folar, ao passo que a segunda presta homenagem à extracção de azeite. Recorde-se que a olivicultura é uma das actividades que faz parte do quotidiano da população da vila, onde existe um Lagar Cooperativo que tem vindo a sofrer um processo de modernização.
Durante a cerimónia, o autarca destacou, também, a criação da Casa da Cultura Raul Morais, os cursos de formação profissional promovidos pela JFI, a adjudicação da vedação e a colocação de balizas no campo de futebol, bem como a iluminação do polidesportivo.
Para o futuro, o responsável reserva a requalificação da Rua Central, a construção da Casa Mortuária e a remodelação da escadaria da igreja paroquial.
Às obras e projectos anunciados na jornada festiva, o presidente da CMB, Jorge Nunes, junta o apoio da edilidade aos Bombeiros Voluntários, ao Grupo Desportivo, Banda de Música e Lar de Idosos. “Há oito anos Izeda não tinha nada”, recorda o autarca.

Obras em falta

Mas, a sessão solene de anteontem não foi feita, apenas, de regozijo pela obra feita, pois o representante do PS na Assembleia de Freguesia, Armindo Lopes, deu conta das obras ainda não concretizadas. É o caso das piscinas públicas, da conclusão do Parque Desportivo, da construção do parque de merendas, da aquisição de um autocarro para a JFI e da construção de um bairro para alojar os funcionários do Estabelecimento Prisional de Izeda.
Amílcar Maurício acredita que as piscinas serão a próxima grande obra da vila, mas duvida da concretização do bairro habitacional, que depende da vontade da Direcção Geral dos Serviços Prisionais.
“O bairro ficou sem efeito e só recuperaram duas habitações para esse efeito”, lamenta o autarca, acrescentando que a JFI “já está autorizada a demolir alguns imóveis da vila que pertencem ao Estabelecimento Prisional, onde será criada uma zona ajardinada com coreto”.