Jogos Tradicionais é em Vilares da Vilariça

PUB.

Ter, 05/07/2005 - 16:55


Na tarde anteontem, debaixo de um sol abrasador, os concorrentes aos jogos tradicionais de Vilares da Vilariça, concelho de Alfândega da Fé, já se faziam ao campo de futebol onde a disputa ia acontecer.

Muitos participantes e alguns entusiastas destes jogos milenares esperavam, impacientes, o início dos jogos, apagando a sede com tanto calor que se fazia sentir.
Pelo quarto ano consecutivo, Vilares da Vilariça transformou-se na capital dos Jogos Tradicionais de Trás-os-Montes e Alto Douro, recebendo 281 participantes, que disputaram o primeiro lugar em jogos como o Fito, a Raiola, o Cepo e A Relha.
Esta iniciativa, organizada por uma comissão constituída para o efeito, pretende revitalizar algumas das tradições do Nordeste Transmontano, sendo também uma das formas encontradas para dinamizar esta freguesia. Durante uma tarde, a organização proporcionou um salutar convívio entre habitantes e todos quantos, de propósito, se deslocam a esta aldeia para participarem e assistirem aos jogos tradicionais.

Os vencedores

Este ano, os resultados foram os seguintes: Fito: Marcelo e Francisco (Bragança); Cepo: José Luís (S. Salvador – Mirandela); Raiola: Armando Lopes e João Simões (Alfândega da Fé); Relha: Henrique (Caravela), que é o actual Campeão Distrital.
Tal como habitual, há prémios que fazem crescer água na boca, pois são feitos com borregos, cabritos, leitões, perus, faisões, pombos, galos e codornizes, entre outras atracções.
Segundo Luís Mónico, um dos membros da comissão organizadora, a adesão aos jogos correspondeu às expectativas. No caso do jantar, o número de participantes duplicou. Foram 680 as pessoas que consumiram 350 litros de rancho e 90 de feijoada, regados com bom vinho e alguma cerveja.
A festa contou com a presença do delegado distrital do INATEL, Luís Ferreira, e de todo o executivo da Câmara Municipal de Alfândega da Fé. Estas foram algumas das entidades que apoiaram o evento, a par da RBA e do Jornal NORDESTE.